Natural do Povoado Alegria, situado na Zona Rural de Petrolina-PE, cidade do sertão Pernambucano, Ranilson Viana é o responsável por uma empresa de esculturas e monumentos. Casado e pai de três filhos, desde 2011 realiza, com excelência, espetaculares trabalhos artísticos. O profissional se interessou pelo desenho quando ainda tinha sete anos, usando essa arte para superar a falta que sentia da mãe, que partiu quando tinha pouco mais de um ano de vida. A partir de 2001 começou a fazer um curso de desenho no Centro de Cultura Ana das Carrancas. Por meio dessa experiência enriquecedora, Ranilson resolveu abraçar outra área artística. Foi quando surgiu uma oportunidade que transformaria para sempre a sua vida e a da sua família. Em 2011, a secretaria de administração da Prefeitura de Petrolina buscou o Centro a procura de uma pessoa para esculpir um busto do Ex-Governador do Rio Grande do Norte. “Como eu precisava do dinheiro, pois a minha esposa estava grávida, me ofereci a esse desafio movido pelo sonho de comprar o enxoval do meu filho, mesmo sem qualquer conhecimento na área. Nunca havia feito uma escultura na vida, fiz a obra e os clientes ficaram extremamente satisfeitos”, destacou o artista.
Assim, por meio desse trabalho desafiador, o profissional passou a se dedicar integralmente aos estudos das artes plásticas e se aperfeiçoou nas técnicas de modelagem. “O fator que mais impulsionou o meu crescimento profissional foi o meu grande comprometimento com a qualidade das obras”, ressaltou. Atuando com um perfeccionismo impressionante, as suas obras retratam os mais conhecidos monumentos, figuras públicas e símbolos nacionais importantes. Sempre disposto a trabalhar com novos desafios, Ranilson Viana constantemente aprimora as suas técnicas, executando esculturas em geral: artes feitas em cerâmica, pó de pedra, pó de mármore, mármore, fibra de vidro, resina e bronze. “A minha missão é usar o meu Projeto EMVIDAS (Esculpindo e Modelando Vidas), nesse projeto eu apresento a minha arte como ferramenta de transformação na vida das pessoas. Na minha visão a arte transformou a minha vida, então eu acredito que a modelagem tem o poder de transformar a vida das pessoas de dentro para fora, do seu mundo interior para o seu mundo exterior”, destacou o artista plástico.
Inspirado pelo líder africano, Nelson Mandela, a qual defendia que “Tudo parece impossível até que seja feito”, o escultor autodidata é uma referência nas artes plásticas. Assim, o seu trabalho preserva a memória de personalidades nacionais e possui um papel vital na valorização cultural da região em que nasceu. Sempre impressionando aqueles que sabem apreciar toda a simbologia que está presente em um trabalho artístico, sendo um especialista em retratação, praças e monumentos artísticos de alta complexidade, Ranilson Viana está sempre disposto a realizar constantes trocas de ideias e experiências com outros artistas.
Atualmente, considerado um dos melhores retratistas do Brasil, a sua empresa recebe encomendas de todas as regiões do país e se faz presente nos mais diversos estados, sendo Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará apenas uma parte deles. “Graças ao nosso Criador, tenho o meu trabalho reconhecido no Brasil e fora dele”, concluiu. Por fim, sua maior expectativa atual está na criação de uma obra de estatura recorde que será o maior Cristo do mundo.