(Reuters) – As gravuras cuidadosamente esculpidas de leões, carruagens e pássaros do escultor iraquiano Khaled Al-Abadi decoram sua oficina em Mosul – a realização de um sonho de “recriar o que foi demolido” durante os turbulentos anos de guerra.

“Durante o período do Estado Islâmico, quando meu colega e eu estávamos andando, víamos as estátuas que foram removidas e os portões que estavam sendo demolidos, ficamos muito preocupados com isso”, disse Al-Abadi à Reuters.

Seus murais de argila refletem a longa história do país – desde o período assírio até a ocupação do Estado Islâmico.

“Queremos lembrar às próximas gerações que esta é a história de Nínive”, disse ele, referindo-se à antiga cidade assíria localizada perto da moderna Mossul. “Esta é a história de Mosul. Esta é a história do Iraque.”

O pátio onde estão expostos cerca de 20 murais está localizado na antiga Mossul, uma parte da cidade que sofreu danos significativos durante a guerra para recapturar a cidade dos militantes do Estado Islâmico, que também destruíram muitos de seus locais antigos em um tumulto.

A rica herança cultural do país sofreu durante seus conflitos. No ano passado, artefatos antigos saqueados e contrabandeados para fora do Iraque após a invasão dos EUA em 2003 foram expostos em Bagdá, incluindo uma tabuleta de argila de 3.500 anos com parte da Epopéia de Gilgamesh, o antigo conto sumério que se acredita ser um dos primeiras peças de literatura do mundo. 

(Reportagem de Charlotte Bruneau)

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