Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

O escritor e filósofo Daniel Mundukuru lança nesta quarta-feira, dia 29/06, às 18h, na livraria Tapera Taperá, em São Paulo, o seu livro-manifesto “Minha Utopia Selvagem”. Vencedor de dois prêmios Jabuti e autor de mais de 55 livros, Munduruku defende um projeto baseado na esperança e no bem-viver.

Pré-candidato a deputado federal, o autor acredita que o resgate dos valores compartilhados pelos povos originários pode nos ajudar a encontrar saídas para a crise civilizatória que enfrentamos. Entre esses valores estão a ideia de pertencimento e o senso de coletivismo, em contraposição ao individualismo das sociedades ocidentais.

“Nasci em uma sociedade na qual as pessoas são educadas para se sentirem parte do todo e onde a relação com a natureza é de convívio, e não de domínio. Os povos originários têm, também, uma outra percepção do tempo. Para os indígenas, o tempo não é linear, e isso os impede de desperdiçar a vida correndo atrás de riqueza e poder”, explicou Munduruku.

“Se imaginarmos que é possível construir uma sociedade com esses princípios de convivência, respeito, harmonia, comprometimento e pertencimento, estaremos acreditando na maior das utopias humanas”, defende o manifesto, cujo nome é uma homenagem ao clássico “Utopia Selvagem”, de Darcy Ribeiro, uma das principais influências de Munduruku. 

Link para compra do livro:

https://www.livrariamaraca.com.br/produto/minha-utopia-selvagem-um-manifesto-daniel-munduruku/

Serviço:

Livraria Tapera Taperá

Rua São Luís 187, 2o andar, loja 29

São Paulo – SP