O nordeste dos Estados Unidos amanheceu nesta quinta-feira coberto por uma camada de neve que não parava de aumentar, o que levou ao fechamento de várias escolas, prejudicou o trânsito e impediu centenas de aviões de voar.

A neve começou a cair durante a madrugada, acompanhada de borrascas, e espera-se que continue assim durante grande parte do dia. Em Nova York, a previsão é de que se acumularão até 30 cm de neve.

A tempestade foi anunciada na quarta-feira, quando, em um contraste surpreendente, foram registradas temperaturas de até 16ºC, que provocaram um clima quase primaveral.

Mais de 1.600 voos, que representam quase a metade do total, com saída ou destino aos aeroportos de Nova York (JF Kennedy, LaGuardia e Newark) foram anulados, e mais de 60% dos aviões que deveriam sair de Boston ou se dirigir a essa cidade também ficaram em solo, segundo a rede CBS.

Nas cidades de Nova York, Boston e Filadélfia, as escolas foram fechadas.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu aos habitantes que permaneçam em suas casas e, principalmente, que evitem utilizar seus automóveis.

A capital federal, Washington, situada um pouco mais ao sul, por enquanto não foi afetada pela neve.