Escócia e Suíça ficaram no empate em 1 a 1 nesta terça-feira (19), em Colônia, pela segunda rodada do grupo A da Euro-2024 na Alemanha, resultado mais favorável às aspirações da ‘Nati’, que agora é a segunda colocada da chave, com quatro pontos, atrás da líder Alemanha.

Um gol de Scott McTominay colocou os escoceses na frente aos 13 minutos, mas Xherdan Shaqiri, com um belo chute de pé esquerdo, empatou para a Suíça aos 26.

A ‘Nati’ continua dependendo só de si mesma e até em caso de derrota para a Alemanha, no domingo, em Frankfurt, terá boas chances de avançar para as oitavas de final.

Já a Escócia, com um ponto em dois jogos, ainda tem chances de se classificar para as oitavas de final, mas terá que derrotar a Hungria no domingo, pela terceira e última rodada da fase de grupos.

Os escoceses ficam com a decepção por não conseguir a primeira vitória em um grande torneio desde que derrotou os suíços por 1 a 0 na Euro de 1996.

No entanto, vale lembrar que a Suíça chegou às quartas de final da Eurocopa disputada em 2021 e alcançou pelo menos as oitavas de final nos últimos cinco torneios.

Os suíços estão 20 posições acima da Escócia, que ocupa apenas o 39º lugar no ranking da Fifa.

Goleada por 5 a 1 pela Alemanha no jogo inaugural, a seleção escocesa, apesar de alguns erros defensivos, mostrou outro futebol contra os suíços, apoiada por uma torcida que era maioria no estádio de Colônia.

Foram os britânicos que saíram na frente ao completar um contra-ataque após um escanteio para a Suíça. Callum Mcgregor tocou a bola para Scott Mctominay, e seu chute, que parecia ir direto para as mãos do goleiro suíço Yann Sommer, foi desviado pelo zagueiro Fabian Schar antes de entrar.

Titular no lugar de Kwadwo Duah, que havia marcado contra a Hungria, Xherdan Shaqiri evitou problemas para sua equipe com um excelente chute de pé esquerdo em que a bola entrou no ângulo de Angus Gunn (26′), deixando tudo igual.

Com esse gol, o ex-meia-atacante do Liverpool, atualmente no Chicago Fire da MLS, se tornou o único jogador europeu a marcar em todas as Copas do Mundo e Euro desde 2014.

“Shaqiri mostrou esta noite que vive e respira para momentos como este”, disse o técnico da seleção suíça Murat Yakin. “Ele realmente merece esse momento mágico. Ele fez a única coisa que podia fazer com aquele chute maravilhoso”, acrescentou o ex-jogador da Suíça, que considera o Grupo A ainda “muito aberto”.

A mesma opinião tem o técnico da seleção escocesa Steve Clarke, para quem a sua equipe “ainda está viva no torneio”, embora dependa da vitória sobre a Hungria no terceiro jogo para conseguir uma classificação para o mata-mata, algo inédito para a Escócia em grandes torneios.

“Achei que foi um bom desempenho do time contra um bom adversário”, acrescentou o treinador.

“Ainda estamos na competição e isso é o mais importante”, concluiu.

bur/iga/ma/aam/cb