MADRID, 20 SET (ANSA) – A erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, já destruiu cerca de 100 casas em menos de 24 horas de atividade, informam as autoridades locais nesta segunda-feira (20).   

Cerca de cinco mil pessoas foram evacuadas das ilhas de La Palma e El Paso, as mais afetadas, e outras cinco mil devem ser levadas para locais seguros nas próximas horas. O governador regional, Ángel Víctor Torres, afirmou que não há vítimas, mas que a situação ainda é bastante grave.   

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, está em La Palma para acompanhar a situação de perto e verificar o trabalho das equipes de emergência. “Os cidadãos de La Palma devem permanecer tranquilos. A segurança deles está garantida”, disse após sobrevoar a área atingida.   

Os vulcanologistas não conseguem prever quanto tempo demorará a erupção iniciada na tarde neste domingo (19), mas é possível que ela dure “por semanas ou até meses”.   

“Por isso, sejamos prudentes: não vá muito perto e permaneça distante. Toda a Espanha está com vocês”, acrescentou Sánchez.   

Essa é a primeira vez em 50 anos que o Cumbre Vieja entra em erupção e as autoridades informaram que a lava está se dirigindo em direção ao mar. Por isso, todas as casas e áreas de plantações que estão em seu caminho estão sendo completamente destruídas. (ANSA).