Saúde da mulher

Skincare: 5 erros comuns que podem prejudicar sua pele

Crédito: Pexels

Os benefícios de se ter uma rotina de skincare vão além de uma pele mais jovem e bonita: trata-se de um momento de autocuidado e conexão consigo mesma. Um passo a passo mal planejado, entretanto, pode ter o efeito contrário e te causar ainda mais preocupações. Dessa forma, como efetuar cuidados com a pele de forma correta?

+ A melhor rotina de skincare depois dos 30 anos

+ 5 medidas simples comprovadas para desacelerar o envelhecimento

Quando o assunto é manter a saúde da pele, existem alguns princípios básicos a serem seguidos, como não fumar, ter uma dieta balanceada e evitar o estresse. No entanto, até mesmo quem já faz tudo isso pode estar suscetível a erros que prejudicam a cútis. Conheça-os com informações do “Eat This, Not That!”.

5 erros de skincare que podem arruinar sua pele

Exagerar no tônico facial

Freepik

O objetivo do tônico facial é rejuvenescer suavemente a pele sem remover a umidade. Ele também deve preparar sua pele para absorver quaisquer produtos hidratantes que você use após a limpeza.

De acordo com a dermatologista Leyda Bowes, você não deve usar tônicos com muita frequência após a limpeza. Essa etapa pode, inclusive, nem mesmo ser necessária, caso seu gel ou sabonete de limpeza faça um bom trabalho. Exagerar no tônico facial pode ser prejudicial, principalmente para quem possui pele seca ou sensível

Esfoliar com agressividade

Pexels

A esfoliação é um passo muito importante da skincare, pois elimina células mortas da camada superior da pele, evitando poros entupidos e aparência opaca. No entanto, é importante ser gentil ao esfoliar.

“A esfoliação com objetos abrasivos, como com o uso de alguns pincéis, pode causar vários graus de inflamação em nossa pele, o que pode levar ao agravamento do melasma e manchas escuras (o que é conhecido como ‘hiperpigmentação pós-inflamatória‘)”, explica Leyda.

Dormir de maquiagem

Pexels

Sua pele — que passa por um processo de renovação enquanto você dorme — não consegue respirar enquanto a maquiagem estiver em seu rosto. Por isso, removê-la completamente antes de ir para a cama é crucial. 

“Esquecer de limpar seu rosto e/ou remover maquiagem à noite é um mau hábito que você deve abandonar. Isso deixa os poros entupidos, e há um acúmulo de óleo e surtos de acne na sequência”, alerta a especialista.

Esquecer de seu pescoço e colo

Freepik

Seu rosto não é a única parte do seu corpo a ser levada em consideração ao cuidar de sua pele: é importante incluir a área do decote ao realizar sua rotina de cuidados. De acordo com Leyda, essas áreas são muitas vezes esquecidas e precisam de mais atenção.

“Em comparação com a pele facial, a pele do pescoço e do decote tem menos quantidade de colágeno e menos glândulas sebáceas, que normalmente ajudam a manter uma barreira cutânea saudável. Essa área precisa de hidratação com bálsamos restauradores que incluem peptídeos e antioxidantes para apoiar a produção de colágeno e combater o envelhecimento da pele”, orienta.

Não usar protetor solar

Freepik

Quer manter a pele com aparência jovem e evitar vários problemas de pele? Então lembre-se do protetor solar todas as manhãs. Leyda adverte: “[Não usar protetor solar] É provavelmente um dos erros mais críticos, pois a exposição cumulativa ao sol ao longo dos anos pode levar a pigmentação irregular e manchas na pele, bem como rugas e câncer de pele. Em todas as estações do ano, a aplicação do protetor solar deve ser sempre o passo final da sua rotina.”