O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) divulgou um vídeo em que um perito comprova que o erro apontado em urna eletrônica, que automaticamente exibe o candidato Fernando Haddad quando eleitor digita o número 1, é falso.

O vídeo em questão está circulando nas redes sociais, principalmente entre os eleitores de Jair Bolsonaro, do PSL, cujo o número é 17. A imagem mostra que, ao apertar o número 1, a urna automaticamente exibe o 13, de Haddad. Flavio Bolsonaro, candidato ao Senado pelo PSL, no Rio, e filho de Jair Bolsonaro, chegou divulgar a suposta fraude em suas redes sociais.

O TRE-MG afirma que tudo não passa de uma montagem e comprovou a acusação com um vídeo publicado no YouTube.

A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse neste domingo, 7, que está preocupada com a disseminação de notícias falsas. “A minha preocupação, como presidente do TSE, é que essas notícias falsas estão buscando disseminar uma desinformação em detrimento da credibilidade da Justiça eleitoral. Isso é altamente preocupante”, disse a ministra.

Para Rosa Weber, é uma “total irresponsabilidade” a divulgação dessas informações falsas. “Está havendo montagem de vídeos e de imagens que visam desacreditar uma Justiça que está utilizando um sistema usado há mais de 20 anos sem qualquer caso comprovado de fraude”, disse a ministra.

Assista ao vídeo do TRE-MG abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xXBwrL3cAgQ