Eric Schmidt, presidente do conselho administrativo da Alphabet, matriz da Google, renunciará a seu cargo em janeiro para dedicar-se a outros projetos, anunciou o grupo nesta quinta-feira.

Schmidt, que foi um dos primeiros dirigentes da Google no começo dos anos 2000, se manterá como “conselheiro técnico para ciência e tecnologia” da Alphabet e como membro do conselho de administração, informou um comunicado do grupo, que prevê designar um novo presidente em janeiro.

“Nos últimos dediquei grande parte de meu tempo a temas de ciência e tecnologia, ye à filantropia, e planejo ampliar esse trabalho”, disse Schmidt em comunicado.

Desde 2001, “Eric contribui com sua experiência no mundo das empresas e sua expertise tanto como engenheiro (de informática) como sua visão clara do futuro da tecnologia”, disse o diretor-geral da Alphabet, Larry Page, co-fundador da Google em 1998 junto com Sergey Brin.

Os dirigentes da Alphabet e da Google “acreditam que chegou a hora de a Alphabet evoluir” com essa transição, disse Schmidt.

O executivo é uma das pessoas mais ricas do planeta e segundo a revista Forbes, sua fortuna gira em torno de 13,8 bilhões de dólares, a maior parte em ações da Alphabet.

Seu trabalho filantrópico inclui a Schmidt Family Foundation, que criou com sua mulher para enfrentar desafios como aquecimento global e defesa do meio ambiente.