Economia

Erdogan escolhe defensor de juros baixos como ministro das Finanças em meio a queda da lira


Por Ezgi Erkoyun

ISTANBUL (Reuters) – O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, indicou nesta quinta-feira um forte defensor de suas taxas de juros baixas como ministro do Tesouro e das Finanças, substituído a última autoridade que seria a favor de uma política ortodoxa em um governo abalado pelas pelo colapso da moeda local.

Nureddin Nebati foi indicado depois que seu predecessor, Lutfi Elvan, pediu para ser “liberado de seu cargo”, de acordo com o Diário Oficial do país, no momento em que a lira atinge uma série de mínimas recordes –pressionada por preocupações do mercado com a direção da política econômica.

Nebati, que por três anos foi vice-ministro das Finanças, elogiou na semana passada a pressão de Erdogan para reduzir os juros e disse que a Turquia busca há anos implementar uma política de juros baixos, mas enfrenta forte oposição.

“Desta vez, estamos determinados a implementar isso”, escreveu ele no Twitter, acrescentando que “não há problema” em manter os juros baixos nas atuais condições de mercado.

O banco central cortou os juros três vezes desde setembro, num total de 4 pontos percentuais, reduzindo-os a 15% no mês passado, bem abaixo da inflação de quase 20%.

A lira despencou 27% somente no mês passado. A moeda enfraqueceu ligeiramente a 13,5 por dólar nesta quinta-feira depois da indicação de Nebati.

A saída de Elvan era amplamente esperada e discutida pela mídia e políticos de oposição, e marca o mais recente passo em uma reformulação de figuras econômicas e da política monetária.

Erdogan demitiu três presidentes do banco central desde meados de 2019, e três das principais autoridades do banco em outubro.

(Reportagem de Ezgi Erkoyun, Daren Butler e Ece Toksabay)


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua