Equador denuncia tentativa de invasão de agente do ICE em consulado

QUITO, 28 JAN (ANSA) – O Ministério das Relações Exteriores do Equador denunciou na terça-feira (27) a tentativa de invasão de um funcionário do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) dos Estados Unidos em seu consulado em Minneapolis, em meio à escalada das tensões na operação anti-imigração ordenada pelo presidente americano Donald Trump.   

O governo de Daniel Noboa, um dos aliados mais próximos de Washington na América Latina, enviou uma nota de protesto à Embaixada dos EUA em Quito sobre o incidente.   

Funcionários da sede consular “impediram a entrada do agente do ICE” na manhã de terça para proteger “os equatorianos que estavam no local naquele momento”, afirmou o ministério.   

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem mascarado tentando entrar no prédio, enquanto um membro da equipe do país sul-americano o adverte de que ele não está autorizado a entrar.   

Quito solicitou que “atos dessa natureza não se repitam em nenhum dos consulados do Equador nos Estados Unidos”.   

Ainda na terça, Trump anunciou uma “pequena desescalada” em Minneapolis após a chegada de um enviado para amenizar as tensões relacionadas à operação anti-imigração que resultou na morte de dois manifestantes baleados por agentes federais.   

Na semana passada, uma foto mostrando um menino equatoriano de cinco anos sendo escoltado por um agente do ICE, que o segurava pela mochila do Homem-Aranha, viralizou e gerou novos protestos.   

(ANSA).