Enviado especial dos EUA visita centro de distribuição de ajuda em Gaza

O enviado especial do presidente americano, Donald Trump, visitou um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (1º), disse o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee.

“Hoje fui a Gaza e observei um programa alimentar humanitário lançado pelos Estados Unidos, chamado GHF”, disse o embaixador Huckabee na rede social X, postando uma foto ao lado do enviado de Trump, Steve Witkoff.

Antes da visita de Witkoff, a ONG Human Rights Watch (HRW) criticou duramente o sistema de distribuição de ajuda estabelecido por Israel e pelos Estados Unidos por meio da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), que, segundo ela, se tornou uma “armadilha mortal” para os moradores de Gaza.

Após quase 22 meses de uma guerra devastadora desencadeada por um ataque sangrento do movimento islamista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, a Faixa de Gaza enfrenta “fome generalizada”, segundo a ONU, e é totalmente dependente de ajuda humanitária.

A Defesa Civil em Gaza relatou que 11 pessoas foram mortas nesta sexta-feira por ataques aéreos e disparos israelenses, incluindo duas pessoas que estavam perto de um local da GHF esperando por ajuda.

glp-hba/ila/pb/pc/jc/dd