ROMA, 8 JUL (ANSA) – O enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Ucrânia, Keith Kellogg, participará de uma conferência internacional sobre a reconstrução do país liderado por Volodymyr Zelensky em Roma, nos próximos dias 10 e 11 de julho.
A informação foi revelada por fontes do governo italiano, nesta terça-feira (8), um dia após Trump anunciar a retomada do envio de armas para Kiev.
Coorganizada pelos governos da Itália e de Kiev, a conferência tem como objetivo principal mobilizar apoio internacional para o governo ucraniano, como investimentos – principalmente fundos do setor privado.
Além da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, a expectativa é de que a reunião conte também com a presença de Zelensky, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, entre outros.
A Ucrânia espera assinar acordos sobre energia, já que sua rede elétrica é regularmente atingida por ataques russos, bem como cooperação na indústria de defesa.
A cúpula será realizada em meio às tentativas fracassadas dos EUA de encerrar a guerra da Rússia na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, por meio da diplomacia, principalmente após Trump dizer que o presidente russo, Vladimir Putin, não parece querer interromper o conflito. (ANSA).