A trégua de três dias decretada unilateralmente pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que coincida com o 80º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista, entrou em vigor, informou a agência estatal russa RIA Novosti.
A Ucrânia nunca aceitou a trégua e pediu, em vez disso, um cessar-fogo de 30 dias.
A trégua começou à meia-noite de quinta-feira (18h de quarta no horário de Brasília) e está previsto que dure até sábado, detalhou o Kremlin.
“O cessar-fogo […] no 80º aniversário da Grande Vitória já começou”, informou a agência de notícias.
Horas antes de sua entrada em vigor, Moscou e Kiev trocaram uma série de ataques aéreos, que provocaram o fechamento de aeroportos na Rússia e deixaram pelo menos dois mortos na Ucrânia.
O Kremlin indicou que as forças russas cumprirão a ordem de Putin, mas responderão “imediatamente” se a Ucrânia lançar algum ataque.
Segundo a presidência russa, Putin tomou esta decisão “por razões humanitárias” e após a pressão dos Estados Unidos para deter a ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.
Desde sua posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta negociar um cessar-fogo entre Moscou e Kiev, mas não conseguiu obter grandes concessões do Kremlin.
Putin rejeitou em março uma proposta conjunta dos Estados Unidos e da Ucrânia para um cessar-fogo, e desde então ofereceu poucas contribuições aos esforços de paz de Trump.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou no domingo que não acredita que a Rússia vá respeitar a trégua.
bur/giv/sag/nn/arm/cjc/ic/am