Brasil

Entidades lançam pacote com 70 medidas contra corrupção

SÃO PAULO, 06 JUN (ANSA) – A Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançaram nesta terça-feira (5) um pacote com 70 novas propostas legislativas contra a corrupção.   

Já considerado a maior série de medidas anticorrupção do mundo, o projeto contou com a participação de 370 instituições brasileiras, que se inspiraram nas “10 Medidas Contra a Corrupção”, elaborada pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2015, que viria a ser desfigurado pelo Congresso posteriormente.   

“As Dez Medidas buscaram refletir sobre o problema. Pretendemos ir além e pautar o pacote no Congresso como uma solução palpável para o problema”, disse Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional.   

As propostas são divididas em 12 blocos temáticos, que incluem melhorias no combate e prevenção da corrupção; responsabilizar os partidos que cometerem as infrações; e projetos para o tema ser lidado em conjunto com o setor privado.   

Ontem foi lançada também a campanha “Unidos Contra a Corrupção”, que visa a colocar o pacote de medidas anticorrupção em um tema de debate eleitoral.   

“A luta contra a corrupção é uma luta pela justiça social, por direitos e por paz. A campanha busca prover informação, porque neste ano os eleitores tem à disposição a melhor arma para combater a corrupção, que é o voto”, concluiu Brandão. (ANSA)