No BBB23, Amanda Meirelles já mostrou que tem a ‘mania’ de arrancar o próprio cabelo.

Em uma conversa com Bruna Griphao, a médica contou que até usa pinça para tirar os pelos dos braços. Já a cantora Aline Wirley pediu que Amanda não fizesse mais isso ao notar uma falha de cabelo na sister, que agradeceu pedindo um abraço.

“A tricotilomania é um transtorno psiquiátrico que faz, em momentos de estresse e ansiedade, o paciente sentir uma vontade incontrolável de arrancar fios de cabelo e pelos pelo corpo, como, por exemplo, do couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, entre outros”, diz o psicólogo Alexander Bez, à IstoÉ.

“Com a pessoa confinada em um reality show, esse tipo de transtorno pode se intensificar. Por isso, é importante ter a supervisão de um psicólogo, para que ajude a pessoa, pois isso pode gerar machucados no corpo”, explica o especialista em saúde mental.

“O risco de uma infecção em arrancar os pelos e fios de cabelos é grande, podendo favorecer um machucado na pele ou uma infecção secundária, como em áreas de cicatriz ou até de alopecia (queda de cabelo). Também, em algum momento, na região onde for arrancando diversas vezes o pelo ou o fio de cabelo, pode acontecer de cessar o crescimento”, alerta a médica Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética.

+ Veja como identificar se a pimenta-do-reino é pura ou não
+ Físicos descobrem que a gravidade pode criar luz

“Nesse tipo de caso, o correto é procurar um profissional e fazer um tratamento multidisciplinar em conjunto com o médico dermatologista, psiquiatra ou psicólogo, para ajudar o paciente”, conclui Nichelle.