Entenda por que as novelas de época estão sempre na moda

'Terra Nostra', 'Sinhá Moça' e 'O Cravo e a Rosa' são algumas produções de destaque do gênero

Divulgação/Globo
Danton Mello, Débora Falabella e Eriberto Leão em 'Sinhá Moça' Foto: Divulgação/Globo

Mesmo em um cenário dominado por produções contemporâneas e pelo crescimento do streaming, as novelas de época seguem como um dos formatos mais queridos e amados da televisão brasileira. Com histórias ambientadas em outros séculos, elas combinam romance, drama e conflitos, ao mesmo tempo em que apresentam ao público um retrato cuidadoso de costumes, comportamentos e relações sociais de outros tempos.

+ ‘Novelinhas’ são a nova aposta do Globoplay para 2026; conheça o formato

Para que tudo funcione perfeitamente, o trabalho de recriação histórica é considerado um dos maiores desafios do gênero. Figurino, cenografia e linguagem estão entre os principais fatores necessários para transmitir autenticidade sem afastar o espectador atual.

Segundo Marcos Michalak, especialista em novelas, esse equilíbrio é essencial para o sucesso da narrativa: “Recriar uma época é como abrir uma janela para outro século. O desafio está em ser fiel ao passado sem perder o público de hoje”.

“Figurino, cenários e linguagem precisam ter verdade histórica, mas também precisam emocionar. É um equilíbrio bonito entre pesquisa e sensibilidade: tudo tem que parecer real, mas também tem que tocar o coração”, complementa.

A teledramaturgia brasileira acumulou uma série de produções marcantes do gênero, como “Terra Nostra”, “Sinhá Moça”, “O Cravo e a Rosa”, entre outras. Essas novelas chamaram atenção pela ambientação, e também por abordar temas como desigualdade social, liberdade e amor.

Novela ‘Terra Nostra’ foi exibida originalmente em 1999

Vale apontar que o figurino vai além da estética: ele também contribui na definição da classe social e personalidade do personagem. A cenografia, por sua vez, precisa criar espaços que faça sentido, e que traduzam os hábitos da época retratada.

A linguagem costuma ser adaptada, respeitando o período histórico, mas evitando um excesso de formalidade que possa dificultar a compreensão do público.

O apelo emocional é outro fator que mantém o gênero relevante. Para Marcos Michalak, o sucesso contínuo das novelas de época está ligado à capacidade de transportar o espectador para um universo diferente.

“As novelas de época conquistam porque nos fazem viajar no tempo. Em meio à correria moderna, elas oferecem um mundo mais romântico, mais mágico — e ainda falam de temas que continuam atuais. É escapismo com emoção. Por isso, mesmo com tanta novidade no streaming, o público sempre volta para esse tipo de história: elas nos lembram do prazer de sonhar”, finaliza o especialista.