Entenda o que muda com a decisão da Anvisa de exigir receita para compra de Ozempic

Entenda o que muda com a decisão da Anvisa de exigir receita para compra de Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a retenção de receita médica para a compra de canetas emagrecedoras, como Ozempic e Wegovy. A decisão, tomada nesta quarta-feira, 16, busca minar o uso indevido da medicação.

Com a nova medida, canetas como Ozempic entram no mesmo critério utilizado para a venda de antibióticos, por exemplo: necessidade de duas vias de uma receita branca, sendo que uma delas deve ficar na farmácia para efetuação de registro na Anvisa.

Canetas emagrecedoras foram desenvolvidas para casos de diabetes, mas costumam ser indicada para reduzir peso e apetite. Elas são classificadas como medicamentos “tarja vermelha” – ou seja, só podem ser vendidas sob prescrição médica e demandam uso controlado. Porém, na prática, a receita não costuma ser exigida no momento da compra, o que leva muitas pessoas a consumirem o fármaco sem discernimento.

A intenção é que a deliberação consiga regular a compra e venda dos inibidores de apetite, impedindo a aquisição do remédio sem os trâmites corretos.

A partir da publicação, que deve ocorrer na próxima semana, são 60 dias para que a regra entre em vigor.