Pode ser constrangedor ir ao banheiro em alguns lugares, como no escritório, por exemplo. E isso, muitas vezes, pode te levar a segurar o cocô. Contudo, essa atitude não é apenas desconfortável, como também pode fazer mal para você.

+ Transplante de fezes pode curar doenças; entenda o procedimento

+ 9 motivos pelos quais você está fazendo mais cocô ultimamente

“A ideia de segurá-lo não é a melhor coisa”, diz Niket Sonpal, professor clínico assistente do Tuoro College of Osteopathic Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos, à “Women’s Health”, de onde são as informações. Abaixo, ele explica o que acontece com seu corpo quando você fica adiando o “número 2”.

Quando você começa a segurar o cocô

“Quando as fezes atingem partes do reto, ele envia um sinal dizendo que você precisa encontrar um banheiro”, explica Sonpal. Embora a programação e a frequência de todos sejam diferentes, isso geralmente acontece logo após você comer ou tomar sua xícara de café matinal. A cafeína pode agir como um estimulante intestinal, fazendo com que você corra para o banheiro depois de tomar seu cafezinho.

Depois de duas horas

“Nas primeiras horas, você sentirá uma sensação de pressão abdominal. Algumas pessoas a descrevem como cólicas abdominais, enquanto algumas pessoas têm mais urgência.” Em outras palavras, segurá-lo é um caminho rápido para aquela sensação de inchaço.

Depois de seis horas

De acordo com o especialista, seu organismo começará a reagir com a necessidade de ir ao banheiro. E isso não é bom. Ele acrescenta que, a essa altura, você pode realmente perder a urgência de ir, mas isso não é porque seu cocô desapareceu magicamente, e sim porque você está ficando constipada.

Depois de 12 horas

A esse ponto, você pode realmente começar a notar uma maior pressão até não conseguir segurar, mesmo se tentar. “Isso aumentará o risco de uma visita desconfortável ao banheiro”, diz Sonpal. Você pode sentir esforço, sangramentos e até algumas lágrimas.

Se você segurar o cocô por mais tempo

“Eu nunca ouvi falar de alguém morrer por segurar o cocô. Contudo, segurá-lo voluntariamente é simplesmente levar as fezes a ficarem duras”, explica. Se o cocô for afetado o suficiente, você pode precisar de laxantes ou mesmo de remoção manual.

A solução? “Vá ao banheiro quando seu corpo pedir”, recomenda o especialista. Se você não puder ir imediatamente, faça disso uma prioridade nas primeiras horas.