Conhecer seu próprio corpo e não ignorar os sinais que ele dá, é essencial para entender seu organismo e prevenir problemas de saúde. O autoconhecimento precisa ser da cabeça aos pés, literalmente, pois até seus pés podem indicar condições que te colocam em risco, como o colesterol alto — condição que compromete os vasos sanguíneos e pode desencadear em doença arterial periférica (DAP), ataque cardíaco e derrame. As informações são do “The Sun”.

+ Especialista alerta sobre os efeitos da ressaca em quem sofre de ansiedade

+ Estudo indica qual tipo de café consumir para evitar doenças cardiovasculares

A parte inferior do corpo, essencialmente os pés, pode apresentar sintomas como cãibras, dormência ou descoloração da pele. Esses sinais merecem atenção, pois indicam que existe algo errado, e podem estar relacionados à doença arterial periférica — condição em que os vasos sanguíneos podem estar estreitos, endurecidos ou bloqueados, limitando o fluxo de sangue para os membros inferiores.

A DAP começa lenta e irregular, normalmente com desconforto, fadiga e cãibras nas pernas e pés, que tendem a piorar ao realizar atividades físicas. Além disso, pode causar redução do crescimento de pelos nas pernas, alterar a tonalidade da pele e desencadear feridas ou úlceras que não cicatrizam, unhas grossas e opacas ou sensação de músculos dormentes e pesados.

Em casos mais severos, a doença pode resultar em isquemia, resultando também em fortes dores nos pés e nos dedos, mesmo quando estiver em repouso.

Especialistas alertam que ao notar qualquer alteração e sintoma nos pés, é necessário contatar imediatamente um médico.