Vestir azul deixará você mais calma? E amarelo deixará você mais feliz? Segundo a psicologia das cores, usar certas cores pode realmente alterar seu humor.

+ Saiba como usar roupas coloridas sem pesar no look

+ 5 maneiras práticas para melhorar sua saúde mental ao longo do dia

A forma com que as cores afetam as pessoas está relacionada às suas experiências e percepções individuais. Apesar da existência de estatísticas que mostram que cores como o vermelho, por exemplo, são vistas como “poderosas” e “atrativas”, a psicologia das cores é totalmente única. Confira com informações do “Real Simple”. 

Princípios evolutivos e biológicos

Como tantas coisas, a psicologia das cores tem raízes na evolução. “Em animais e humanos, o vermelho pode indicar a liberação de hormônios associados à agressão e servir como um sinal de domínio para os outros”, explica Jennifer Hettema, diretora da clínica de terapia LifeStance Health. “Na verdade, muitos estudos documentam um ‘efeito vermelho’, no qual atletas ou equipes que usam vermelho parecem ter uma ligeira vantagem em comparação com outras cores”, completa. Utilizando o princípio da psicologia das cores, usar uma cor como o vermelho pode ser benéfico nos momentos em que se precisa de confiança. 

Do ponto de vista psicológico, pessoas são impactadas por um conceito denominado “enclothed cognition”, termo que ainda não tem tradução para o português. “Essa teoria se baseia na ideia de que nossas roupas podem influenciar nossos sentimentos e comportamentos e, portanto, as cores que vestimos podem influenciar nosso humor”, esclarece o psicólogo britânico Lee Chambers.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Experiências pessoais

“Nossa afinidade com certas cores pode estar intimamente ligada às nossas experiências de vida, portanto, sua experiência pode não cair no estereótipo ‘vermelho me faz sentir forte’ e ‘azul me faz sentir calma’”, revela a psicóloga clínica Bethany Cook. 

“Pessoas podem associar cores a experiências marcantes ou repetidas”, explica Jennifer. Por exemplo, o azul pode trazer sentimentos negativos, como medo e ansiedade, para uma pessoa que tenha sido hospitalizada uma ou mais vezes e tenha visto toda a equipe médica usando azul. Por outro lado, viver bons momentos ao lado de uma pessoa que tenha cabelo rosa pode fazer com que uma pessoa associe o rosa a sentimentos positivos. 

Como aplicar a psicologia das cores à sua vida

Observar as cores é a maneira mais simples de reconhecer quais cores melhoram seu humor e quais não. Durante o dia, observe as cores que chamam sua atenção e quais sentimentos elas trazem. “Olhe desenhos, vá a um museu e mergulhe nas cores. Vá a uma loja e experimente uma variedade de cores, escolhendo aquelas que você normalmente não escolheria. Olhe no espelho e veja como se sente a cada olhar”, recomenda Bethany. “Depois de conhecer sua preferência por cores, pergunte-se o que você ‘precisa’ para o dia: força, calma, paciência ou energia. A partir daí, escolha sua roupa de acordo com as cores que representam esses sentimentos”, ensina. 

Em suma, não existe uma regra: as cores que melhoram o humor de cada pessoa dependem de suas experiências, percepções e preferências, e a melhor maneira de descobrir as suas é explorando.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias