Não foram poucas as vezes que eu critiquei os ex-campeões Palio e Gol, que dominaram a cena automotiva brasileira durante muitos anos, devido à desatualização técnica de ambos. Esses carros foram ultrapassados em qualidade por vários concorrentes e, por isso, desabaram nas vendas. Recentemente, o Gol melhorou e sua procura subiu imediatamente.
Mas o que é certo é certo: criticados ou não, os modelos da Fiat e da Volkswagen ainda vendem mais do que os contemporâneos Hyundai HB20 e Ford Ka, respectivamente. Recentemente eu mesmo convivi alguns dias com a errônea informação de que o HB20 tinha conquistado o primeiro lugar em vendas. Felizmente não publiquei nenhuma linha sobre isso.
Devido a um press-release divulgado pela Associação Brasileira dos Concessionários Hyundai, a família HB20 (hatch e sedã) passou a ser considerada por muitos como a mais vendida do Brasil. Quando montei o ranking das famílias, entretanto, notei que o HB20/HB20S está atrás do Chevrolet Onix/Prisma.
Então fiz uma pesquisa mais abrangente e decidi escrever novamente sobre essa questão das famílias de carros. Nesse ranking, a família HB20 aparece atrás da família Palio e a família Ka perde para a família Gol.
Por que os associação dos revendedores da Hyundai divulgou um press release dizendo que a família HB20 foi a mais vendida em abril? Desinformação ou má fé? Conversei com um dos jornalistas responsáveis pela divulgação dessa notícia e ele me disse que, na visão dele e da associação, carros com nomes diferentes não podem ser considerados da mesma família.
Respeito seu paradigma, mas acho um absurdo! Ora, se HB20 hatch vendeu menos do que o Onix e o HB20S vendeu menos que o Prisma, como ele poderia ter ficado na liderança? Sem dúvida, houve uma forçada de barra nessa imprecisa notícia.
Tal distorção acontece porque o batismo de carros da mesma família com nomes diferentes é quase uma jabuticaba, a fruta que só existe no Brasil. É comum em outros países a utilização de nomes complementares para versões derivadas do hatch, mas neste patropi as montadoras mais tradicionais simplesmente eliminam o primeiro nome. Não chega a ser uma jabuticaba como as picapinhas, mas é raro.
Dessa forma, um Gol sedã vira Voyage, um Gol perua vira Parati e um Gol picape vira Saveiro. Na mesma toada, um Palio sedã vira Siena, um Palio picape vira Strada e um Palio perua vira Weekend e Adventure, embora tenha nascido como Palio Weekend.
O nome, na verdade, é um fator de marketing para destacar ou diferenciar um determinado tipo de carroceria, mas jamais pode ser dissociado do carro original quando for considerada a família do modelo.
Para se ter uma ideia da falta de rigor das próprias montadoras na hora de batizar seus carros, o nome Prisma, atualmente usado pelo sedã derivado do Onix, foi usado durante anos no sedã derivado do Chevrolet Celta. Outro caso emblemático é o Classic. Esse nome já foi complemento do Chevrolet Monza e hoje batiza o Corsa sedã, que há anos é vendido como Chevrolet Classic e, todavia, nasceu como Corsa Sedan.
Mas, afinal, o que define uma família de carros? É a plataforma? Não. Considerar o Peugeot 208 e o Peugeot 2008 como modelos da mesma família equivale a dizer que um bolo de cenoura e uma torta de palmito são iguais porque compartilharam a mesma forma ou o mesmo forno. A modificação na receita de um hatch é enorme para chegar a um SUV de verdade (não falo das versões aventureiras). Portanto, um bolo de cenoura só pode ser considerado da mesma família de um bolo de fubá, por exemplo – e olhe lá.
Voltando aos carros, consideramos da mesma família somente os modelos que tenham a mesma carroceria até a coluna B. As modificações a partir daí (porta-malas saliente, caçamba, entre-eixos maior etc.) não eliminam a familiaridade dos carros.
Apesar da classificação cada vez mais diversificada criada pelas montadoras (compacto, subcompacto, micro-compacto, SUV, SAV, crossover, SUP etc.), a forma dos carros convencionais continua sendo dividida em apenas 10 tipos: hatch, sedã, perua, cupê, conversível, monovolume, SUV, picape, van e furgão. Sendo assim, desconsiderando os nomes das versões derivadas, a lista dos carros mais vendidos do Brasil, no acumulado do primeiro semestre, é a seguinte:
CONFIRA AS VENDAS DOS CARROS POR FAMÍLIAS | Jan-Jun 2016 | |||||
MODELO | HATCH | SEDÃ | PERUA OU MONOVOLUME | SUV | PICAPE OU FURGÃO | TOTAL |
CHEVROLET ONIX | 68.535 | 31.164 | 99.699 | |||
FIAT PALIO | 31.961 | 18.728 | 3.616 | 28.909 | 83.214 | |
HYUNDAI HB20 | 55.922 | 22.979 | 78.901 | |||
VW GOL | 32.489 | 12.132 | 19.300 | 63.921 | ||
FORD KA | 34.571 | 10.368 | 44.939 | |||
RENAULT SANDERO | 26.415 | 9.797 | 36.212 | |||
TOYOTA COROLLA | 31.891 | 31.891 | ||||
HONDA HR-V | 30.882 | 30.882 | ||||
TOYOTA ETIOS | 16.714 | 13.720 | 30.434 | |||
VW FOX | 26.502 | 1.425 | 27.927 | |||
JEEP RENEGADE | 25.698 | 25.698 | ||||
FIAT UNO | 18.353 | 4.896 | 23.249 | |||
TOYOTA HILUX | 5.081 | 16.988 | 22.069 | |||
CHEVROLET COBALT | 11.037 | 10.194 | 21.231 | |||
VW UP | 20.298 | 20.298 | ||||
RENAULT DUSTER | 12.079 | 6.545 | 18.624 | |||
NISSAN MARCH | 8.962 | 9.531 | 18.493 | |||
FIAT TORO | 15.743 | 15.743 | ||||
HONDA FIT | 13.552 | 13.552 | ||||
FORD ECOSPORT | 12.518 | 12.518 | ||||
CHEVROLET S10 | 496 | 10.568 | 11.064 | |||
FORD FIESTA | 7.865 | 1.253 | 9.118 | |||
HONDA CIVIC | 8.607 | 8.607 | ||||
HONDA CITY | 8.395 | 8.395 | ||||
CHEVROLET CORSA | 8.295 | 8.295 | ||||
RENAULT CLIO | 8.202 | 8.202 | ||||
VW GOLF | 3.852 | 3.664 | 619 | 8.135 | ||
FORD RANGER | 6.836 | 6.836 | ||||
HYUNDAI TUCSON | 6.781 | 6.781 | ||||
FIAT MOBI | 6.385 | 6.385 | ||||
CITROËN C3 | 6.129 | 6.129 | ||||
FIAT PUNTO | 5.018 | 948 | 5.966 | |||
CHEVROLET CRUZE | 2.109 | 3.809 | 5.918 | |||
CHEVROLET TRACKER | 5.526 | 5.526 | ||||
FORD FOCUS | 3.379 | 2.052 | 5.431 | |||
VW AMAROK | 5.410 | 5.410 | ||||
PEUGEOT 208 | 5.164 | 5.164 | ||||
PEUGEOT 2008 | 5.086 | 5.086 | ||||
HYUNDAI IX35 | 4.859 | 4.859 | ||||
CHEVROLET MONTANA | 4.778 | 4.778 | ||||
MITSUBISHI L200 | 4.570 | 4.570 | ||||
NISSAN SENTRA | 4.181 | 4.181 | ||||
FIAT DOBLÒ | 3.290 | 595 | 3.885 | |||
CITROEN C3 PICASSO | 3.388 | 3.388 | ||||
RENAULT MASTER | 3.311 | 3.311 | ||||
FIAT IDEA | 1.888 | 1.888 |