Entenda a Síndrome do Pensamento Acelerado, que levou Dani Russo a ser internada às pressas

Entenda a Síndrome do Pensamento Acelerado, que levou Dani Russo a ser internada às pressas

Dani Russo foi levada às pressas para o hospital, nessa quinta-feira (29), e foi diagnosticada com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

“Já estou sendo medicada. Já já está tudo ok. Mandem melhoras para mim, família”, contou, em seu Instagram, a cantora e youtuber de 24 anos.

À IstoÉ, Yuri Busin, que é psicólogo, mestre e doutor em Neurociência do Comportamento, explica que o problema é uma alteração em que a mente fica repleta de pensamentos, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade  e desgasta o corpo.

“Em primeiro lugar, é basicamente um fluxo de pensamento tão alto que acaba gerando um prejuízo para o indivíduo: falta de atenção, inquietude, falta de concentração. A pessoa desenvolve várias dificuldades a partir desse fluxo intensivo de pensamentos que não param. Muitas vezes, pode atrapalhar até o sono”, comenta o especialista.

Segundo Yuri, as causas podem ser pensamentos ansiosos, “em que a pessoa vai projetando milhões de coisas negativas futuras ou até pensamentos bons, que trazem uma empolgação muito grande pelo que ela está vivendo e no que está por vir”.

Além disso, de acordo com o psicólogo, “nós vivemos numa era muito conectada, cheia de informação, então, estamos o tempo todo sobrecarregando nossa capacidade mental por meios das redes sociais e notificações de celular”, por exemplo.

“É importante termos momentos sem o celular, em que nos concentramos, lemos um livro, fazemos uma atividade mais calma”, orienta ele, que indica tratamentos com um psicólogo cognitivo-comportamental e exercícios de mindfulness para superar o problema.