Saúde da mulher

Entenda a prática de tapar o umbigo, adotada por Jade Picon para proteção energética

Crédito: Reprodução/Gshow

Você já deve ter ouvido falar na prática de tapar o umbigo. E se você não o faz, provavelmente conhece algum adepto da prática — inclusive a influenciadora Jade Picon, participante do Big Brother Brasil 22, que viralizou após aparecer de biquíni com um curativo na região. Mas quais são, realmente, os benefícios?

+ Descubra o que são chakras e aprenda a desbloqueá-los para seu bem-estar

+ BBB 22: Entenda a importância do uso dos óleos de cabelo requisitados por Jade Picon

Os administradores do perfil de Jade no Twitter explicam que a técnica é utilizada por ela para “não absorver energias negativas”. À IstoÉ, a psicanalista integrativa e hipnoterapeuta Fernanda Ribeiro contextualiza a prática: “Nossa alimentação, logo que chegamos ao planeta, vinha através do umbigo, e por ele estávamos conectados às nossas mães [no útero]”.

Fernanda também explica que o umbigo está relacionado ao chakra plexo solar, que se refere às emoções. “A nossa troca [energética] com o meio é muito feita através do umbigo”, declara. Por isso, a recomendação da especialista é que se proteja a região para se proteger da “densidade” de lugares e pessoas — ou seja, bloquear energias ruins

No Instagram, o perfil oficial da influencer retomou o assunto após o “Jogo da Discórdia” de segunda-feira (31/01) — dinâmica conhecida por causar brigas na casa do BBB. Os administradores da rede social garantiram que o “clima pesado” não se aplicava à participante graças à técnica, atribuindo-a à “tranquilidade” de Jade. 

Instagram will load in the frontend.

Outras formas de se proteger

Fernanda ressalta que, para garantir ainda mais proteção, o umbigo pode ser tapado com um pedaço de alguma erva, como a arruda. Além disso, ela indica que carregar uma turmalina negra no bolso ao visitar um ambiente “pesado” também pode ser uma forma de proteção, mas a pedra não deve ser utilizada por mais de dois dias seguidos. 

No entanto, a melhor forma de se proteger é através do pensamento: “Manter a nossa vibração elevada, a nossa positividade, prestando atenção no que pensamos, no que sentimos, é a melhor forma de nos protegermos contra coisas ruins”, finaliza a psicanalista.