29/11/2022 - 13:21
Theodoro Cochrane, filho de Marília Gabriela, foi diagnosticado com ciclotimia e depressão e fez a revelação durante entrevista concedida à própria mãe.
“Eu sou uma pessoa em constante busca, diagnosticado com distúrbios psíquicos: ciclotimia, depressão. Ciclotimia é uma oscilação de humor, é uma espécie de bipolaridade um pouco light. Eu parei de beber faz uns sete, oito, não, nove, dez meses… Já estou celebrando! Para inclusive saber o que eu tinha, que eu tinha oscilações muito grandes de humor, você deve estar acostumada, né? Lidou com isso algumas vezes”, contou.
“E aí minha psiquiatra e meu psicólogo falavam que eu tinha que parar de beber. Ficar limpo de tóxicos para saber o quê que eu tinha e descobri, na abstinência, que está me fazendo muito bem, que eu tinha mesmo era depressão, que eu acho que muita gente teve, muita gente tem. E, aí, agora eu estou me cuidando”, explicou o filho da apresentadora.
À IstoÉ, Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em Neurociência do Comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, explicou o que é ciclotimia.
“É um subtipo de transtorno bipolar. O paciente tem oscilações menores com as emoções vividas, numa escala menor de mudança de humor, menos intensa. Mas é um diagnóstico difícil, de meses e anos passando por isso”, conta o profissional, pós-graduado em Psicologia Positiva pela PUC-RS e pós-graduado em Terapia Cognitivo-Comportamental também pela PUC-RS.
“Quando está eufórica, a pessoa fica produtiva, mas, quando não, perde o ânimo ou tem tendência de apresentar dificuldade na execução das tarefas. Essa falta de vontade é sintoma da depressão e atrapalha em vários momentos. É aquela pessoa que vai acordar deprimida, ficar alguns dias assim, e, depois, agitada sem causa”, continua.
Segundo Yuri, as pessoas mais próximas podem perceber esses sinais e a melhor opção é buscar ajuda profissinal de um time de psicólogo comportamental e psiquiatra.
“Existe tratamento para garantir uma forma melhor de viver, sem tanta oscilação e alteração no sono, nos prazeres e no trabalho”, finaliza.