Enquanto isso, no Congresso, rolam os bilhões em busca de reeleição


A desembargadora baiana Encarnação das Graças Sampaio Salgado – sim, ela se chama Encarnação; basta saber do que -, acusada de vender sentenças, teve como punição sua aposentadoria antecipada, com salário de 35 mil reais mensais.

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e atual amigo-de-fé, irmão-camarada de Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, foi condenado em 2012 por desvio de verba pública na Assembleia Estadual de Alagoas, mas o caso encontra-se parado.

Nessas semanas passadas, o ‘mito’ que desgoverna o Brasil condecorou a si próprio com uma ‘medalha de honra ao mérito’; furou a fila do Colégio Militar de Brasília e emplacou sua filha sem prestar exame; e arranjou uma boquinha pública para seu médico particular.

Não preciso aqui relembrar Eduardo Cunha (solto e de volta à política), Lula (solto e favorito em 2022), todos os últimos governadores do Rio de Janeiro, o senador das rachadinhas e da mansão (Flávio Bolsonaro) e Fernando Collor, o novo amigão do peito de Bolsonaro.

Também não preciso relembrar o mensalão, o petrolão, os anões do orçamento, as vacinas que seriam superfaturadas em 1000%. Nem o Aécio, o Botafogo (Rodrigo Maia), a Coxa ou Amante (Gleisi Hoffmann), o Queiroz, o Ciro Nogueira (atual Chefe da Casa Civil).

Mas preciso lembrar de Angélica Aparecida Souza Teodoro, presa por 4 meses por furtar um pote de margarina. Ou da mulher, no Rio de Janeiro, também presa por furtar um miojo e um suco em pó. Ou um idoso de SP que furtou farinha e conheceu uma cela lotada.

Que se note: particularmente, sou favorável à prisão de qualquer ‘pequeno criminoso’, desde que seja reincidente ou contumaz. Sou adepto da famosa política de ‘tolerância zero’, que foi determinante para o controle (quase total) da criminalidade em Nova York, nos EUA.

Contudo, não é admissível aceitar o rigor da lei – a prisão dos três famosos P’s (preto, pobre e puta) – enquanto os ladrões mais perigosos e nocivos do país não só continuam livres, leves e soltos, como em pleno uso do poder para continuar delinquindo às nossas custas.


Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Ricardo Kertzman é blogueiro, colunista e contestador por natureza. Reza a lenda que, ao nascer, antes mesmo de chorar, reclamou do hospital, brigou com o obstetra e discutiu com a mãe. Seu temperamento impulsivo só não é maior que seu imenso bom coração.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.