gente-abre-ie

Carol Trentini abrirá, na sexta-feira 11, em Brasília, o Senai Brasil Fashion, projeto educacional idealizado pela Samba Marketing Ao Vivo e voltado para talentos na moda. Doze alunos selecionados no País são orientados por Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Leny Niemeyer a criar coleções. “Acredito na criatividade do Brasil. Conquistamos um espaço relevante no cenário mundial”, diz a modelo. “Este projeto ajuda para que este espaço não enfraqueça e que surjam mais talentos na moda brasileira.” Carol, que teve o filho, Banoah, há seis meses, ainda amamenta e não voltou 100% ao trabalho. Casada com o fotógrafo Fabio Bartelt, ela também é mãe de Bento, de 3 anos.

“Se virar réu, (Renan) terá que deixar a cadeirinha que ocupa”

gente-01

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, relator da ação que veta réus em cargos na linha sucessória da Presidência da República, evocou um divã para entender porque o ministro Dias Toffoli pediu vistas do processo, interrompendo o julgamento que tinha a maioria de seis votos. O processo deve voltar à pauta em duas semanas. Marco Aurélio acredita ser impossível uma reviravolta que mude a decisão de proibir que réus ocupem a presidência da Câmara e do Senado. Um dos inquéritos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já foi liberado pelo ministro Edson Fachin. A previsão é que entre na pauta do Supremo em dezembro. “O ínquerito tarda. O episódio já tem muitos anos”, diz Marco Aurélio.

Como o sr. interepretou o pedido de vistas do ministro Dias Tofoli?

Não passa pela minha cabeça a ideia de manobra, o objetivo dele eu não sei qual foi. Teria que colocá-lo num divã para saber. Um pedido de vistas trunca o julgamento. Era algo que todos os colegas já deviam estar com o convencimento formado. Não acredito que nós, que votamos em seis, reajustemos os votos. Ao final do julgamento, fiz questão de dizer que estava formada maioria absoluta. A reviravolta nessa decisão para mim é impossível. A Constituição precisa ser mais amada e respeitada. Digo em geral, não no tocante ao colega. Não sou censor de quem quer que seja. Claro que não queria estar na pele dele, que ficou numa posição de desgaste.

Um dos inquéritos que investiga Renan Calheiros está para entrar na pauta. E se o presidente do Senado se tornar réu?

Ele se tornando réu, sob meu modo de ver a Constituição, terá que deixar a cadeirinha que ocupa. O ideal é que a ação seja aprovada por antecipação, sem que haja um réu ocupando uma das cadeiras dos Poderes, como aconteceu com Eduardo Cunha.

Comida e casamento

gente-04

A chef Bel Coelho se prepara para entrar no mercado de casamentos. No dia 9, ela se une a Constance Zahn, expert em festas matrimoniais, para uma experiência gastronômica na Fazenda Dona Catarina, do séc.XIX, perto de Itu (SP), onde nasceu o ex-presidente Prudente de Morais.

Balas
Conselhos

João Doria já tem marcada para janeiro reunião com o consultor político Gaudêncio Torquato. “Já estou engraxando a bola de cristal”, brinca Torquato. Onze meses antes das prévias no PSDB paulistano, o conselheiro de Michel Temer foi chamado para fazer uma apresentação sobre “como se ganha uma eleição”, na casa de Julio Semeghini, e disse a Doria que a articulação com a
sociedade organizada, no contato direto com o eleitor, prevaleceria sobre a comunicação em 2016.

Redimensionamento

O PRB do prefeito eleito do Rio, Marcello Crivella, pode ter sua participação no governo Temer redimensionada. O partido tem dois ministérios: Saúde e Desenvolvimento. Obteve 105 prefeituras, pouca coisa na avaliação de interlocutores de Temer.

Xuxa

gente-03“Me passou pela cabeça que sasha pudesse desistir”

Sasha já voltou para Nova York, uma semana depois dos holofotes se voltarem para ela no desfile da Coca-Cola Jeans que fechou o SP Fashion Week. Xuxa chorou na despedida do Brasil, mas já se readaptou à rotina no skype com a filha, que segue o curso de moda na Parsons, The New School for Design, e prepara a coleção cápsula Coke Star Sasha para 2017. A performance da filha ainda dispara o coração da mãe. A apresentadora conversou com a coluna:

“Tremi À beça”

“Fiquei preocupada, sei que não é natural para ela. Sasha é muito tímida, low profile, não gosta de aparecer, talvez pelo fato de já ter nascido com todo mundo sabendo quem ela era. Ficou claro na minha cabeça que seria tudo bem para ela aparecer fotografando ou desfilando com a linha, mas não para virar modelo. Mesmo assim, fiquei com medo. Na hora que minha filha ia entrar na passarela, eu tremia. Tremi à beça. Mas eu a achei deslumbrante.

Na moda

“Ela sempre gostou de moda. Se metia nas minhas roupas, gostava de desenhar e quis fazer faculdade de moda. Ela se distanciava da frente das câmeras. Aí surgiu a possibilidade de ter uma linha cápsula de roupas. Ela é uma colaboradora, com pessoas da Coke ouvindo suas ideias e ajudando-a a criar peças. Ela se interessou. Mas foram algumas reuniões até ela dizer ok.”

“Quando soube que abriria o desfile, ela ficou muda”

Me passou pela cabeça que ela pudesse desistir. Quando falaram em abrir o desfile, ela ficou muda. Mas ao dizerem que, se ela não quisesse entrar, tudo bem, aí ela relaxou e topou. Mas até o último momento, pensei que ela não entraria como entrou, confiante. Ela se cobra muito. ”

“Sasha sempre será a filha da Xuxa”

“Também cobrei dela. Quanto mais ela se preparasse, menos crítica receberia. Óbvio que vão falar: ‘Ela nem se formou e terá uma linha’ ou ‘ela nunca desfilou e abriu o desfile’. Sasha tem valor, e quer ser reconhecida. Parece frase feita, mas é verdadeiro nela. Se eu te mostrar os desenhos dela, para quem nunca fez curso, ela desenha muito bem, pinta. Herdou da minha mãe. Entende de maquiagem, de fotografar, de filmar, de criar. Talvez ela seja criticada. Vão dizer: ‘Ah, ela não quer ser a filha da Xuxa’. Mas ela sempre será e tem orgulho de ser minha filha. Só que ela quer que as pessoas conheçam esse lado dela, que com certeza, não conhecem.”

gente-02

Choro nas refeições

gente-06

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que na quinta-feira 3 tornou-se réu por corrupção e lavagem de dinheiro na operação Lava Jato, emagreceu em pouco mais de um mês de prisão. Palocci, pouco se alimenta. Interlocutores relatam que sempre que chega a refeição, ele chora sobre o prato. São frequentes os comentários sobre a diferença entre Palocci e Marcelo Odebrecht no quesito controle emocional em Curitiba.

Eles não usam necktie

gente-07

O traje da posse do prefeito eleito de São Paulo, João Doria Junior, no Teatro Municipal, será passeio. Doria quebrará
o protocolo de posses anteriores e irá sem gravata. Ele já anunciou que não usará gravata na sua gestão. Os convidados também estão liberados de usar a peça na cerimônia, na qual o maetro João Carlos Martins regerá orquestra, com músicas como Tema da Vitória, canção símbolo de Ayrton Senna. Não haverá exigência de cores, praxe nos eventos do Lide (grupo de Líderes Empresariais). Doria retorna da semana de descanso em Miami e na República Dominicana no sábado 5 e no domingo 6 já tem reuniões agendadas. Na segunda-feira 7, grava o The Noite com Danilo Gentili, o programa de Fábio Porchat e o Roda Viva, na TV Cultura.

Pedidos para santo

gente-05

O túmulo do ator domingos Montagner, no cemitério Quarta parada, no bairro do tatuapé, em São Paulo, tem atraído pessoas que vão rezar para “santo”, seu personagem na novela Velho Chico. Os fãs fazem até pedidos de emprego. Frequentado Desde o seu sepultamento, há quase dois meses, o local seguiu movimentado no dia de finados.

Fotos: Fabio Bartelt (Carol Trentini); Fabricio Bomjardim/Brazil Photo Press/Folhapress (Xuxa); Paulo Lopes/FuturatPress/Folhapress (Sasha)