Comportamento

Enfermeiros de Buenos Aires marcham na pandemia por aumento salarial

Enfermeiros de Buenos Aires marcham na pandemia por aumento salarial

Enfermeiras em um protesto exigindo melhores salários, condições de trabalho e equipamentos, a fim de enfrentar a pandemia de coronavírus Covid-19 em Buenos Aires em 1º de outubro de 2020. - AFP

Mais de 500 enfermeiros e instrumentistas cirúrgicos marcharam pelo centro de Buenos Aires nesta quinta-feira para exigir aumentos salariais, reconhecimento profissional e melhorias nas condições de trabalho em meio à pandemia de covid-19.

Os manifestantes, protegidos com máscaras, também repudiaram a repressão policial que um grupo de colegas sofreu há dez dias quando tentou apresentar uma petição com os pontos da reivindicação à Assembleia Legislativa da capital e três enfermeiras foram espancadas e feridas.

“A pandemia só piorou as coisas. Já trabalhávamos mal, há muito tempo com a precariedade do emprego, a pandemia mostrou a sujeira do sistema público de saúde da cidade”, disse Vanesa Fernández, enfermeira do 36 anos.

Segundo a mulher, o material que a prefeitura dá para se proteger do coronavírus é insuficiente e de baixa qualidade.

Os graduados em enfermagem, bioimagem e instrumental cirúrgico querem ser incluídos na lei de carreira profissional do governo da cidade de Buenos Aires, da qual foram excluídos há dois anos por serem classificados como pessoal administrativo.

A Argentina, com 44 milhões de habitantes e em confinamento desde 20 de março, embora com medidas moderadas em Buenos Aires e outras regiões, registra cerca de 751.000 casos do covid-19, com cerca de 20.000 mortes e de 600.000 recuperados.

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar