Um clique de uma onda na praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, registrou um tubarão da espécie limão. A foto foi tirada, no último domingo (27), pela enfermeira Dandara Matias Guedes, que mora na ilha e atua na Superintendência de Saúde no combate à Covid-19, conforme apuração do G1.

“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, revelou.

Dandara contou ainda que o animal mede mais de um metro e meio de comprimento. A enfermeira também optou por não entrar na água, mas não por conta do tubarão e sim por causa do mar revolto.

“As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, declarou o especialista em tubarões, o engenheiro de pesca Léo Veras ao G1.

Ainda de acordo com Veras, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”.