Energia é maior gargalo para expansão de datacenters nos EUA, diz Google

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Energia é maior gargalo para expansão de datacenters nos EUA, diz Google

Freepik
Interior de datacenter Foto: Freepik

A dificuldade em obter energia é o maior obstáculo para a expansão de datecenters nos EUA, segundo o Google. Em palestra realizada na semana passada, Marsden Hanna, chefe global de sustentabilidade e políticas climáticas da empresa, detalhou as dificuldades da big tech para obter energia. “Temos companhias elétricas que que nos pedem cinco, até dez anos para fazer as interconexões necessárias”, afirmou.

Segundo dados do Berkley Data Lab, o tempo necessário para interconexão de energia para datacenters nos EUA era de dois anos em datacenters construídos entre 2000 e 2007. Já entre 2018 e 2024 este prazo subiu para 4 anos. Reportagem do NetworkWorld observa que regiões com alta concentração de datacenters, como Virginia e Califórnia, enfrentam problemas de abastecimento elétrico.

A matéria diz ainda que, para lidar com essas dificuldades, as big techs estão investindo em terrenos próximos a usinas de força, a fim de simplificar os projetos de transmissão de energia. Outra alternativa é comprar participações em empresas de transmissão de energia e de reatores nucleares.