O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado e para pedir isenção da taxa da prova deste ano começou nesta segunda-feira (6). No entanto, diversos estudantes têm relatado nas redes sociais dificuldade de acessar o sistema para fazer o pedido.

De acordo com os estudantes, ao informar a data de nascimento correta, o sistema aponta que “a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal”. Com isso, o aluno não consegue prosseguir com o pedido.

Procurada pela reportagem da ISTOÉ, o Inep informou que “os participantes que encontrarem dificuldades para fazer o pedido de isenção ou justificar a ausência devem entrar em contato com o canal de atendimento telefônico (0800616161) para receber orientações individualizadas sobre como resolver a ocorrência. O Inep não respondeu se o problema atingiu todos os estudantes”.

https://twitter.com/JulioGomesBA/status/1247176298256117762

https://twitter.com/Andressadantasz/status/1247175797854687235

https://twitter.com/Eu_CaioMv1/status/1247175399676747776

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

Pode solicitar a isenção da taxa:

  • quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de identificação social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020, devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Entre 27 de abril e 1º de maio será aberto prazo para apresentação de recursos e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

O Inep ressalta que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio.