O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece neste domingo, 9. Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h, seguindo o horário de Brasília (DF). Para realizar o exame, o candidato precisa levar obrigatoriamente uma caneta preta de tubo transparente e um documento de identificação original com foto.
São aceitos como documentos válidos:
- Carteira de Identidade (expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal);
- Documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Lei n.º 9.503/1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997.
Documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, também poderão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no app Gov.br. No entanto, após a apresentação do documento digital, o candidato precisa guardar o celular desligado e comm alasrmes desativados no envelope porta-objetos.
+ Celular, cigarro eletrônico e até lápis: veja itens proibidos no Enem 2025
+ Expulso no ano passado, aluno comemora inclusão de aparelho de glicemia no Enem 2025
Já para estrangeiros, os documentos válidos são: passaporte; identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados, conforme a Lei n.º 9.474/1997; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), previstos na Portaria n.º 11.264/2020; cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por Estado Parte ou Associado ao Mercosul.
Também serão aceitos os documentos digitais com foto, como a CRNM e o DPRNM, quando apresentados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Boletim de ocorrência não é válido
Vale destacar que desde 2024, o Enem não aceita boletim de ocorrência (B.O.) como documento válido para identificação dos candidatos. Em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar uma versão do documento oficial com foto digital.