O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é no domingo (13). Neste dia, os estudantes irão responder 90 questões e deverão escrever uma redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Para ajudar os estudantes, a ISTOÉ preparou um guia com as principais informações que o estudante precisa saber.

Como consultar o local de prova do Enem?

A consulta aos locais de prova está disponível na Página do Participante. Ao acessar o site, o aluno deve clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Em seguida, é preciso digitar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Na página seguinte, o estudante terá acesso a todas as informações e poderá consultar seu local de prova no cartão de confirmação. Embora não seja obrigatória, a impressão do documento é recomendada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quais documentos são aceitos no Enem?

Além dos documentos mais comuns, como RG e CNH com foto, o Enem permite a apresentação de outros tipos de documentos oficiais:

  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

A novidade deste ano é que os estudantes também poderão apresentar documentos digitais: e-Título, CNH digital e RG digital. No entanto, vale destacar que não é permitido apresentar somente um print do documento. O documento digital só é válido se for apresentado no respectivo aplicativo oficial.

Qual o horário da prova do Enem?

Nos dois domingos, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. No primeiro domingo (13), o Enem terminará às 19h. No segundo domingo (20), às 18h30.

Em todo o País, os estudantes devem seguir o horário de Brasília. Nos estados que têm uma hora a menos que a capital do País (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e boa parte do Amazonas), os portões serão abertos às 11 horas, o fechamento será às 12 horas e o início das provas às 12h30.

Já no Acre e no extremo oeste do Amazonas os portões abrem às 10 horas, o fechamento é às 11 horas e o início das provas às 11h30.

Pode levar lápis, borracha e régua no Enem?

As regras dos diferentes vestibulares podem acabar confundindo os estudantes. No Enem, o uso de lápis, borracha e régua não é permitido. Ao entrar na sala de aplicação, o alunos deve guardar no envelope porta-objetos a declaração de comparecimento impressa, o cartão de confirmação da inscrição, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados.

Pulseiras digitais e relógios (tanto digital como analógico) também devem ser guardados no envelope porta-objetos.

Confira a lista de itens não permitidos no Enem: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Posso sair da sala para fumar?

O edital do Enem destaca que é proibido levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas, utilizar drogas ilícitas, cigarro e outros produtos derivados do tabaco, no local de provas.

Qual cor de caneta usar no Enem?

O estudante pode usar canetas de qualquer cor durante a prova contanto que sejam de tubo transparente. No entanto, o Inep ressalta que para o preenchimento do Cartão-Resposta (gabarito) e da Folha de Redação é recomendado o uso de caneta preta, pois é a única que garante a leitura óptica da prova.