O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, 3, com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Quase 5,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, principal meio de ingresso para universidades públicas e privadas no País.

Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios, professores e candidatos sobre possíveis mudanças no estilo das questões. Já o governo promete um exame “neutro”.

A prova vai ser aplicada em mais de 1,7 mil municípios em 10,1 mil locais de prova. Os portões serão abertos ao meio-dia e serão fechados pontualmente às 13 horas, horário de Brasília. O exame terá início às 13h30 e se encerrará às 19 horas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração e aplicação da prova, sugere que os candidatos não esqueçam que o cartão de respostas só poderá ser respondido com caneta de cor preta e fabricada com material transparente; além disso, o estudante deve apresentar documento oficial de identificação.

Durante a aplicação da prova, não é permitido o uso de borrachas, corretivos, lápis, lapiseira, livros, manuais, óculos escuros, boné, dispositivos eletrônicos, entre outros itens.

Para o próximo domingo, dia 10, estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Trânsito

Em São Paulo, os candidatos devem sair com antecedência de casa e é importante ficar atento a alterações no trânsito por causa da prova. A Avenida Paulista,, que integra o Programa Ruas Abertas, terá tráfego livre na manhã de domingo. A Paulista, assim como a Avenida Sumaré e a Rua Medeiros de Albuquerque, em Pirituba, serão fechadas para veículos somente a partir das 13 horas.

A CPTM vai operar com intervalos reduzidos em seis linhas e os trens vão circular com intervalos médios de 12 minutos, das 8 às 14 horas. Na extensão da Linha 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, o intervalo será de 14 minutos e na Linha 13-Jade será mantido em 30 minutos. Para evitar atrasos, a CPTM recomenda ao passageiro programar a viagem com antecedência. No Metrô, a frota em circulação na Linha 1- Azul contará com mais quatro trens. Na Linha 3- Vermelha, serão mais dois trens em relação a um domingo típico.

Também a SPTrans vai reforçar a frota em 72 linhas, com mais 259 veículos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias