Celular, cigarro eletrônico e até lápis: veja itens proibidos no Enem 2025

O participante flagrado com algum item não permitido pode ser eliminado do exame

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Estudantes no local de prova do Enem Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 acontece neste domingo, 9. Para fazer a prova, todos os candidatos precisam levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e documento de identificação válido físico ou digital. Mas outros itens podem causar dúvidas se são permitidos ou não, já que uma das razões de eliminação previstas em edital é o porte de itens não permitidos durante a aplicação.

É aconselhável levar o cartão de confirmação da inscrição no Enem, embora não seja obrigatório. O participante pode portar óculos de grau e levar lanches (dando preferência para alimentos práticos) e garrafa d’água.

+ Enem 2025: inscritos autodeclarados indígenas crescem 89%, desde 2022

Quais são os itens proibidos?

Quando ingressarem na sala todos os participantes receberão um envelope porta-objetos, no qual devem guardar todos os pertences que não são permitidos durante a prova – o mesmo pode ser identificado com nome e telefone para contato.

O edital oficial traz uma lista de objetos que o estudante não deve portar fora do envelope porta-objetos:

  • Declaração de comparecimento impressa;
  • Cartão de confirmação da inscrição ou bulas médicas;
  • Óculos escuro e artigos de chapelaria – como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua e corretivo;
  • Livros, manuais, impressos ou anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa ou copo digital, telefone celular, smartphone, tablet, smartwatches;
  • Cigarro e cigarro eletrônico;
  • Calculadora, agenda eletrônica ou similares, pen drive, mp3;
  • Alarmes ou chaves com alarme;
  • Fone de ouvido, qualquer transmissor ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Armas de qualquer espécie – exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Mochilas, bolsas e guarda-chuva: devem ser colocados debaixo da cadeira ou na frente da sala, de acordo com o que for solicitado pelo fiscal.

O participante que não cumprir a regra será eliminado do exame, informa o Inep.

Quais documentos são aceitos?

Os documentos aceitos são o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou título de eleitor (e as respectivas versões digitais por meio do aplicativo Gov.br. Este ano, é possível ainda apresentar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, também pelo Gov.br.

O candidato que precisa comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

O Enem conta com 180 questões divididas em dois finais de semana (90 em cada) e uma redação. No primeiro dia, além da redação, são cobradas matérias relacionadas a Linguagens e Ciências Humanas, no segundo questões ligadas a Matemática e Ciências da Natureza. A segunda etapa acontecerá no dia 19 de novembro, e segue com as mesmas regras e proibições.