31/10/2024 - 8:00
Com a aproximação da data de realização do Enem 2024, os candidatos começam os últimos preparativos para os dois domingos de prova. A alimentação é parte essencial para se manter concentrado durante o exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Por isso, a reportagem do site IstoÉ procurou profissionais da área de nutrição para selecionarem as melhores opções de lanches para serem consumidos durante as horas da avaliação.
Para a nutricionista esportiva e clínica Mariana Dechering (CRN 71944), os estudantes devem levar alimentos leves e que ajudem na concentração. “Escolher os alimentos certos para levar ao Enem é essencial para manter a concentração, a energia e evitar desconfortos durante as longas horas de prova”, salienta a nutricionista.
A lista de opções conta com:
- Oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) – Indicadas por serem ricas em gorduras boas e proteínas, mantendo a energia e a saciedade por mais tempo;
- Frutas frescas e secas (banana, maçã, uva-passa) – as frescas são fontes de água e vitaminas essenciais, já as secas são opções energéticas rápidas e com um sabor doce natural que ajuda a equilibrar a glicose, sem causar picos de açúcar;
- Barrinhas de cereal – são práticas, rápidas e fornecem carboidratos e fibras;
- Chocolate amargo (70% cacau ou mais) – “Uma pequena porção de chocolate amargo pode aumentar a concentração, oferecendo um leve estímulo de cafeína e antioxidantes”, destaca Mariana;
- Biscoitos integrais ou de arroz – por serem leves e evitarem a sensação de peso no estômago;
- Água e água de coco.
Mariana termina reforçando: “Evite alimentos pesados ou muito gordurosos, pois podem gerar desconforto e sono. E lembre-se: o Enem é uma maratona, então opte por pequenas porções a cada intervalo para manter o foco até o final”.
A nutróloga especialista em atendimento clínico Beatriz Martins (CRN 61552) também endossou a lista de recomendações. “Foque em alimentos que irão te fornecer energia, como castanhas e nozes, barrinhas de proteína, sanduíches naturais de frango ou de atum (sem muito molho), frutas fáceis de transportar como a banana, maçã, pêra, uvas sem semente”, comentou.
Ainda segundo a especialista, os participantes devem evitar alimentos industrializados, já que podem produzir barulhos distrativos e aumentam o nível de estresse do corpo. “Beba água para se manter hidratado. A desidratação pode atrapalhar no foco e concentração”, reforçou Beatriz.