Parte dos fiscais que estiveram na aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024, realizado nos domingos 3 e 10 de novembro, estão com pagamento atrasado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A transferência das quantias deveria ter sido feita até 28 de novembro e a entidade declarou que o processo será finalizado até a sexta-feira, 13.
+ Enem 2024: Inep reforça segurança após ‘vazamento’ de tema da redação na última edição
+ Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões
Em contato com o site IstoÉ, Cecília*, que atuou como fiscal de sala no Enem 2024, apontou que não recebeu o pagamento pelos serviços prestados nos dias de prova. “Ano passado levou de dois a quatro meses para recebermos”, comentou.
A fiscal de sala relatou que só recebe atualizações do Cebraspe, que prestou serviços ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), quando cobra da entidade. “Mandaram um comunicado padrão, do mesmo modo do ano passado”, pontuou Cecília.
Segundo ela, o Cebraspe enviou um posicionamento pedindo aos colaboradores que confiram seus dados bancários e afirmando que todos os pagamentos seriam realizados até a sexta-feira, 13 de dezembro.
Procurado pelo site IstoÉ, o Cebraspe confirmou que todo o processo será finalizado ainda nesta semana. “Foram contratadas 435 mil pessoas em todo o País. Dessas, 66% já tiveram seus pagamentos realizados pelas funções exercidas”, reiterou a entidade, acrescentando que o processo envolve “auditoria de operação reversa”.
Lívia* trabalhou como chefe de sala, não recebeu pagamento e desconhece um contato da Cebraspe que possa ser usado para pedir pelo valor devido. “O pior é, além de você não receber, não ter posicionamento, de qual dia, quando [será pago]”, explicou.
A chefe de sala informou que recebeu apenas um e-mail sobre dados bancários incorretos, mas os dados estavam corretos. Mesmo após atualizar com informações de outra conta, o pagamento não foi realizado. “Até agora, não houve retorno”.
Em nota, o Inep informou que não há registros de atrasos nos repasses feitos ao Cebraspe, entidade aplicadora do Enem. “A seleção e o pagamento da equipe de aplicação fazem parte dos serviços contratados administrativamente por meio de licitação e são responsabilidade da referida instituição”, ressaltou.
O órgão declarou que monitora o trabalho executado pelo Cebraspe para assegurar o cumprimento de todas as etapas de realização do exame e as reclamações identificadas são encaminhadas para a instituição aplicadora.
*Os nomes das colaboradores que estão com pagamentos atrasados foram alterados para “Cecília” e “Lívia” para que suas identidades sejam preservadas
**Estagiário sob supervisão