Ventos fortes deixam quase dois milhões de imóveis sem energia no estado de SP

Estação Mirante de Santana do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas próximas de 90 km/h

Paulo Pinto/Agência Brasil
Fortes chuvas e ventania provoca queda de energia Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Enel São Paulo afirmou que suas equipes estão atuando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica a cerca de 2.052.401 milhões imóveis do estado, que representam 12,9% das unidades atendidas pela empresa. A concessionária é responsável pelo serviço em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo – incluindo a capital paulista, que representa 1.336.201 das residências sem luz.

Em nota, a distribuidora afirmou que a região “segue sendo afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul do País” e que, por conta da ventania, alguns pontos da rede elétrica têm sido atingidos por objetos e galhos e pela queda de árvores, o que afeta o fornecimento.

+ Fortes rajadas de vento em São Paulo fecham parques temporariamente; veja quais

Às 10 horas desta quarta-feira, 10, a estação Mirante de Santana do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas próximas de 90 km/h, reforçou.

A prestação de serviços pela Enel São Paulo tem sido objeto de análise pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em novembro, o diretor da agência reguladora Gentil Nogueira pediu vista em processo que pode, no limite, autorizar a abertura de procedimento administrativo de caducidade da concessionária, cujo contrato vence em junho de 2028.

A empresa afirma que, ao longo do dia, 1.300 equipes da distribuidora estão mobilizadas em campo para atendimento das ocorrências.