Enel: Mais de 60 mil permanecem sem luz em SP nesta segunda-feira

Somente na capital, 45.747 residências permanecem sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz em São Paulo

Funcionários da Enel trabalhando na Rua Eça de Queiroz, na Vila Mariana, nesta sexta feira (12).
Funcionários da Enel trabalhando na Rua Eça de Queiroz, na Vila Mariana, em 12 de dezembro Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A falta de energia elétrica segue atingindo diversas regiões de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 15. Ao todo, 63.174 clientes continuam com o serviço interrompido em toda a área de concessão da Enel, que atende mais de 8 milhões de residências no Estado.

Somente na capital, 45.747 residências permanecem sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz em São Paulo, atualizado às 16h pela Enel. O número corresponde a 0,78 % dos 5,8 milhões de imóveis da cidade.

+ Enel diz que fornecimento de energia chegou a 99%, mas há ‘casos mais complexos’

Na Região Metropolitana, Cotia é o município mais afetado, com 4.088 residências ainda sem fornecimento de energia. A concessionária havia prometido restabelecer completamente o abastecimento até o fim do domingo.

Já na sexta-feira, 12, a Justiça de São Paulo acolheu uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública que determinava o restabelecimento de energia elétrica aos imóveis ainda afetados pelo “apagão” em até 12 horas. A multa, em caso de descumprimento, foi fixada em R$ 200 mil/hora.

Desde a quarta-feira, 10, a cidade chegou a ter um pico de 2,2 milhões de imóveis, afetando milhões de habitantes em variadas regiões. Segundo alerta da Defesa Civil de São Paulo, há risco elevado de transtornos em todo o Estado até a próxima terça-feira, 16.