A Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), subsidiária brasileira de energia renovável do grupo italiano Enel, anunciou nesta segunda-feira, 5, o início das operações do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O parque é composto por duas usinas – Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), totalizando 158 MW, o que, conforme a companhia, o configura como o maior parque solar fotovoltaico atualmente em operação no País.

“A entrada em operação de Lapa é um marco importante para a Enel no Brasil, uma vez que é o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica a se tornar operacional este ano, dentre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo grupo no País”, afirmou o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, por meio de nota.

A Enel investiu cerca de US$ 175 milhões na construção do parque solar Lapa, que teve sua energia vendida em Leilão de Energia de Reserva (LER) de 2015, garantindo contratos de fornecimento de 20 anos. A empresa salientou que conseguiu concluir e entregar o projeto com mais de dois meses de antecedência em relação ao prazo estabelecido pelas regras do certame. “Este projeto vai entregar uma energia tão necessária ao Nordeste brasileiro, que atualmente enfrenta uma grave seca”, destacou Zorzoli.

Além do Lapa, no LER de 2015 a Enel também obteve contratos de fornecimento de energia de mais dois projeto solares: Horizonte, de 103 MW, na Bahia, e Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí. Ambos estão atualmente em construção.

No Estado da Bahia, a empresa já opera 264 MW de capacidade eólica e, atualmente, está construindo os parques solares Horizonte e Ituverava (254 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).

No total, Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis no País de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.