Encontro de dois megablocos no centro de SP tem superlotação e tumulto; veja imagens

Encontro entre os blocos de Calvin Harris e Baixo Augusta causa atrasos e confusão no centro

Megablocos - Consolação
Confusão e tumulto em megablocos na Consolação Foto: Reprodução/ TV Globo

O encontro de dois grandes blocos na mesma região, no início da tarde deste domingo (8), resultou em confusão. Devido à superlotação, as grades de segurança montadas para conter o público na Rua da Consolação, no centro de São Paulo, foram derrubadas pelos foliões.

Pela primeira vez, o local recebeu dois megablocos que atraem milhões de pessoas: o Acadêmicos do Baixo Augusta e a estreia do DJ Calvin Harris, em um bloco patrocinado pela Skol. Houve uma pequena diferença de horário entre ambos, mas o tumulto ocorreu já durante a concentração do bloco de Calvin Harris. Por conta disso, por volta das 16h, a Polícia Militar solicitou que pessoas e carros evitassem a região da Consolação.

A atração estava prevista para começar às 11h30, com apresentações de Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro na esquina da Rua da Consolação com a Rua Pedro Taques; Calvin Harris fecharia o evento com um show a partir das 14h. Pouco depois das 12h, no entanto, o bloco parou de avançar na altura da Rua Piauí. Houve empurra-empurra e alguns foliões passaram mal, levando os artistas a interromperem a apresentação diversas vezes. Consequentemente, o Acadêmicos do Baixo Augusta, que deveria desfilar a partir das 14h, também na Consolação, teve um atraso de duas horas.

Após a queda das grades, o público tentou fugir do tumulto pelas ruas transversais.

Por meio de nota enviada à IstoÉ, a Prefeitura de São Paulo informou que, devido ao recorde de público, as vias de acesso foram liberadas como áreas de escape e foi determinada a retirada de gradis para melhorar a mobilidade. A administração ressaltou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém postos médicos na região e que não houve registro de ocorrências graves.

“A partir das 14h55, foi acionado o plano de contingência com as seguintes ações: readequação das linhas de vida, abertura das transversais da Consolação para saída de público, bloqueio da entrada de pessoas ao circuito e a assunção da linha de condução do trio elétrico pela GCM (Guarda Civil Municipal), para que este seguisse sem paradas”, finalizou a nota.

Veja os vídeos: