Artigos

Encontro Biden-Putin não foi caloroso, apesar da alta temperatura em Genebra

Encontro Biden-Putin não foi caloroso, apesar da alta temperatura em Genebra

O aperto de mãos entre Joe Biden e Vladimir Putin durou cerca de quatro segundos - AFP/Arquivos


Apesar das altas temperaturas de Genebra nesta quarta-feira (16) e de algumas brincadeiras superficiais, houve poucos sinais de aproximação entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, após a primeira cúpula entre os dois líderes.

Os dois presidentes protagonizaram um aperto de mão antes de entrar na luxuosa vila do século XVIII que sediou o encontro na cidade suíça.

Contudo, embora ambos afirmaram que o tom da reunião foi positivo e construtivo, a sensação foi de um encontro de trabalho pouco amigável.

“Nos conhecemos, mas não somos velhos amigos. Isso é apenas trabalho”, declarou Biden em coletiva de imprensa após a cúpula.

O presidente americano chegou a Genebra na véspera e passou a noite no Hotel Intercontinental de cinco estrelas.

O chefe de Estado russo chegou pouco antes da reunião e seu comboio o levou diretamente rumo à sumptuosa Vila La Grange.

Um responsável pelo protocolo em Genebra declarou que uma das vantagens do local escolhido para o encontro, com uma vista impressionante sobre o lago Léman, é sua simetria.

Isso permite dar a ambas as delegações um número perfeitamente igual de quartos, sem permitir o surgimento de rivalidades que podem atrapalhar as negociações.

– Aperto de mãos –

A equanimidade estendeu-se inclusive ao fornecimento de bandeiras na entrada para quando Biden e Putin fossem recebidos pelo presidente suíço, Guy Parmelin.

O presidente suíço desejou-lhes um “diálogo frutífero”, antes de se retirar do local, deixando os dois líderes na porta, aparentemente sem saber o que fazer.

Biden se virou e estendeu a mão para Putin, que respondeu positivamente em um gesto que durou cerca de quatro segundos. Em seguida, trocaram algumas breve palavras e sorriram antes de entrar.

Dentro da vila, cuja imponente biblioteca tem 15.000 livros, os mandatários americano e russo sentaram-se em cada lado de um globo com suas bandeiras atrás.

Quando a imprensa foi convidada a testemunhar os comentários iniciais, todo o decoro desapareceu com uma correria desenfreada de jornalistas e fotógrafos em busca do melhor ângulo.

“A disputa da mídia foi a mais caótica vista em um comício presidencial em nove anos. Os jornalistas se acotovelaram e gritavam uns com os outros para que não se movessem, mas ninguém respeitou o pedido”, afirmou um setorista da Casa Branca.

Ambos os presidentes “pareciam se divertir” com a gritaria e a agitação.

Com as temperaturas chegando a 32 graus no lado de fora, felizmente o ar condicionado ajudou a manter o clima mais ameno para Biden e Putin dentro da Vila La Grange.

– Óculos e uma escultura –

Joe Biden presenteou Vladimir Putin com um par de seus óculos de sol favoritos – estilo Aviator personalizados feito pela Randolph USA – e uma escultura de vidro de um bisão.

Em função da cúpula, Putin não pôde assistir à vitória da seleção russa de futebol sobre a Finlândia (1-0), um jogo válido pela Eurocopa-2020.

Mas, quando questionado mais tarde, o mandatário russo se recusou a fazer comparações e dizer qual foi o resultado de seu encontro com Biden.

Putin chamou a reunião de “franca e sincera”. No entanto, “isso não significa necessariamente que temos que prometer amor eterno”, acrescentou.

“É preciso olhar em volta e pensar consigo mesmo: é um mundo maravilhoso”, declarou Putin ao concluir sua fala.

Num tom mais brusco, Biden disse: “Fiz o que vim fazer.”

Veja também
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago