Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Empresas têm ‘remorso de comprador’ em relação a investimentos em nuvem, aponta pesquisa

Empresas têm

Os investimentos em plataformas de nuvem fazem parte da estratégia de qualquer grande empresa. Porém, muitas delas se mostram insatisfeitas em relação ao retorno obtido com esses investimentos. É o que mostra uma pesquisa feita pela HFS Research em parceria com a IBM Consulting. O estudo foi realizado com 510 líderes de tecnologia de empresas que estão entre as 2 mil maiores do mundo.

Entre os entrevistados, 95% declararam sentir ‘remorso do comprador ‘ – ou seja, arrependimento por gastar muito e ter retorno menor do que esperado – em relação a seus principais fornecedores de serviços de nuvem. O estudo aponta ainda que, embora a parte financeira seja uma preocupação, a maior frustração é com a dificuldade em mudar de fornecedor.

Entre os líderes que se disseram arrependidos, 34% se queixam de que os contratos com os fornecedores impõem altos custos para mudança no caso de troca para outro provedor, ou para remover dados e aplicações  da plataforma contratada (efeito de lock-in). 29% disseram que os custos da migração para a nuvem foram maiores do que o previsto.

Empresas têm 'remorso de comprador' em relação a investimentos em nuvem, aponta pesquisa

A HFS alerta que os grandes provedores de nuvem – conhecidos como hyperscalers – devem se adaptar aos novos tempos, já que “o efeito de lock-in pode desacelerar ou até mesmo bloquear os projetos de transformação digital dos clientes“. O estudo aponta ainda que os fornecedores devem mudar para um modelo de ecossistema aberto e parceria, sem tentativas de “trancar” os clientes em suas plataformas.