A indústria moveleira está presente em todas as regiões do país, mas 13 estados brasileiros apresentam mais oportunidades de desenvolvimento, emprego e exportação. O levantamento está no estudo “Oportunidades comerciais para Micros e Pequenas Empresas: Setores e Mercados-alvo”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Sebrae.

Atualmente, o setor de móveis emprega mais de 273,3 mil pessoas em 18,5 mil fábricas pelo Brasil. Entre os principais produtos que compõem o setor, os que se destacam pela qualidade e matéria prima utilizada são os móveis de madeira.

Com base nessas informações, a CNI vai liderar uma missão prospectiva para Milão entre os dias 7 e 12 de junho. O objetivo é levar empresários brasileiros para conhecer as novidades do mercado, para que aprimorem técnicas e exportem os produtos em breve. Empresários do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul já confirmaram presença.

A programação conta com dois dias de visitação guiada na maior feira de design de móveis, Salone del Mobile, que comemora a 60ª edição. Esse ano, o evento terá como foco a “sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis” e reunirá mais de 2.000 expositores de 30 países. Além disso, os empresários visitarão o Museu do Design; participarão de um workshop sobre tendências com os especialistas italianos Francesca Rossi e Franchesco Lucchese; e conhecerão a fábrica da empresa Misura Emme, referência de móveis na Itália. A iniciativa será realizada junto com a Apex-Brasil.

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades e essa missão é um deles.