ISTOÉ Gente

Empresário de artistas lança livro sobre carreira no mundo da atuação

Crédito: Divulgação

Marcus Montenegro, autor do livro, posa ao lado da atriz Sílvia Pfeifer (Crédito: Divulgação)

Ser artista e ter uma carreira consolidada é o sonho de milhares de pessoas. E só quem já trabalhou com as maiores personalidades da TV e do teatro brasileiro pode falar com propriedade sobre o assunto. Foi pensando nisso que Marcus Montenegro, um dos maiores empresários do país, escreveu o livro Ser artista – Guia para uma carreira sólida no mundo da atuação, ao lado do jornalista Arnaldo Bloch. A obra foi publicada pela editora HarperCollins.

O livro tem prefácio escrito por Nathalia Timberg e é endossado por Irene Ravache, duas das maiores atrizes do Brasil, que estão entre os mais de 300 artistas agenciados por Montenegro nos últimos 30 anos. A obra conta ainda com posfácio de Caco Ciocler.

Montenegro escreveu a obra a partir de sua experiência como empresário de centenas de artistas e da análise de carreiras bem-sucedidas, de Eva Wilma, passando por Nicette Bruno, Luís Melo, Leona Cavalli, Fabiana Karla e Beth Goulart. O autor ressalta as principais características desses e de muitos outros artistas, que fizeram com que se tornassem referência na profissão.

O livro reúne também depoimentos de trinta dos maiores nomes das artes cênicas, como Miguel Falabella, Ana Botafogo, Zezé Motta e Luiz Noronha. Montenegro selecionou personalidades de todas as funções ligadas à criação e à atuação – de atores a figurinistas, de dançarinos a fotógrafos.

Montenegro dá dicas preciosas e orientações fundamentais para quem quer trabalhar na indústria do entretenimento, ressaltando a diferença entre uma celebridade com milhões de seguidores e um artista admirado pelo talento e por sua arte.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Um dos temas abordados é a voz, que, de acordo com Montenegro, é um dos pontos mais importantes na carreira do artista. E ele dá dicas para ter uma boa dicção, controlar o sotaque e a respiração. O empresário explica ainda como ter controle corporal durante a atuação e até como produzir e posar para fotos, porta de entrada para quem está iniciando a carreira.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ 6 fotos em que o design de interiores do banheiro foi um fracasso total. Confira!
+ Ex-jogadora de futebol, Madelene Wright, começa a vender fotos sensuais após ser demitida do time
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel