Empresária revoluciona o mercado de maquiagem de luxo com marca brasileira

CEO da Kohll Beauty, Helo Bertolini conquistou espaço frente aos produtos importados com linha nacional blindada de alta performance

Divulgação.
Helo Bertolini, CEO da Kohll Beauty. Foto: Divulgação.

Marcas internacionais de maquiagem sempre estiveram no topo da lista de preferência de maquiadores profissionais e de consumidores mais exigentes em busca de um efeito de alta performance. Nomes como Chanel e Dior são referência no mundo, e com o público brasileiro não poderia ser diferente. Num cenário global de domínio das importadas, uma marca brasileira surge para ocupar lugar de destaque nesse ranking.

Criada há quatro anos, a Kohll Beauty vem mostrando que o Brasil tem potencial para desenvolver produtos de alto padrão e se tornar referência global no mercado de makes. A marca já atingiu o patamar de maquiagem de luxo e hoje ocupa uma das primeiras posições em blindados de alta performance no país, pronta para ganhar o mercado internacional.

O Brasil passou a figurar na lista dos melhores do mundo graças à ousadia de Henrica Eloise Bertolini, conhecida como Helo Bertolini, hoje empresária e CEO da Kohll Beauty. A catarinense de Brusque, cidade do interior do estado com cerca de 140 mil habitantes, enxergou na beleza da mulher brasileira e nas riquezas naturais do nosso país potenciais para liderar tendências globais no ramo cosmético.

A empresa desenvolveu uma linha de produtos blindados que garante longa duração e resistência a suor, gordura, lágrimas, atrito e transferência para roupas, resultado de uma longa pesquisa que levou em conta as diferenças de clima das regiões do Brasil.

“Nós criamos um mercado que não existia, porque nós criamos um mercado de luxo e de experiência do cliente. A brasileira em si, ela tem muito apelo estético, ela tem muito sex appeal, as mulheres de fora querem a nossa beleza”, diz Helo ao contar a história da Kohll Beauty em entrevista exclusiva para IstoÉ Gente.

Trajetória de sucesso

O encantamento de Helo pelo poder da maquiagem de realçar a beleza feminina foi o começo de tudo, impulsionada pela necessidade de atingir sua autonomia financeira. Casada aos 19 anos, começou a trabalhar cedo, enfrentou um divórcio e uma depressão. Encontrou na venda de maquiagem de porta em porta o caminho para um novo recomeço. 

Com formação em design de moda e pós-graduação em marketing, Helo se aprofundou ainda mais no universo da maquiagem após criar seu próprio canal na web e postar resenhas e tutoriais. A ideia deu tão certo que, pouco tempo depois, ela abriu o próprio negócio.

“Eu comecei com uma caixinha de sapato, depois uma malinha. Montei uma loja e comecei a perceber, também por conta dos vídeos, que as pessoas passaram a ter muita confiança quando eu indicava um produto”, relembra ela sobre sua trajetória até se tornar uma empresária de sucesso.

Criação da marca

A pandemia foi um momento de crescimento do empreendimento, com marketing de conteúdo nas redes sociais e também por conta do e-commerce. Disposta a expandir ainda mais os negócios, Helo não queria apenas abrir uma nova unidade de sua loja, já que estava inconformada com a inexistência de uma marca nacional capaz de fazer frente aos produtos importados.

“Vendi a loja, porque, ou eu aumentava, ou eu vendia a loja e criava uma marca. Brusque é uma cidade relativamente pequena e eu já tinha escalado o que dava na cidade, então eu precisava entender como eu iria, em outro formato, aumentar o número de vendas. Eu pensava: ‘Não é possível, as minhas clientes que compram importado hoje não terem uma marca brasileira com uma entrega, com uma experiência, com uma base que realmente dá essa entrega’”, lembra a fundadora da marca, destacando que, para uma maquiagem resistente, era preciso adquirir produtos de várias partes do mundo.

“Eu pensei: ‘Cara, o pulo do gato está aí, vamos fazer isso tudo dentro do Brasil’. A gente tem um produto que vai ser totalmente diferente do mercado, nós vamos fazer esse produto sair da fronteira do Brasil”, acreditou ela desde a concepção da Kohll.

Empresária revoluciona o mercado de maquiagem de luxo com marca brasileira

Kohll Beauty. Imagem/Divulgação.

Descrição da marca e novo conceito de make blindada

Fundada em 2021, a Kohll Beauty é uma marca de produtos de alta performance, referência no mercado como a única com foco 100% em maquiagem blindada no mundo, reconhecida pela durabilidade e resistência. O nome é inspirado nos primeiros registros de produtos de maquiagem no mundo. A Kohl era utilizada ao redor dos olhos pela Cleópatra e egípcios, que acreditavam que aquela pintura os protegia contra ataques de insetos e infecções. 

“Nós somos uma marca de produtos blindados que tem alta fixação na pele. É uma tecnologia patenteada da marca, toda essa tecnologia está dentro das nossas patentes”, destaca a empreendedora.

Essência brasileira com qualidade dos importados

A Kohll levou em conta o clima do nosso país para desenvolver produtos capazes de perfomar melhor do que os importados aqui nos trópicos. Para isso, Helo investiu em tecnologia e pesquisa, e buscou os mesmos fornecedores de matéria-prima das marcas consagradas.

“As matérias-primas, a maioria é importada, a gente não consegue ter no Brasil. A gente tem contrato com o mesmo distribuidor da Chanel no talco para a produção do pó. São contratos fechados que só a Kohll Beauty tem no Brasil. Então, o nosso pó, a performance dele é melhor do que o da marca importada porque ele foi desenvolvido para ser usado no Brasil. A gente ajusta a fórmula para que o produto consiga performar em todas as regiões”, esclarece ela.

“Várias marcas já tentaram chegar à nossa fórmula, e essas marcas até importadas até já nos ofereceram para comprar a nossa tecnologia, mas a gente tem muito orgulho de dizer que é do Brasil, e que por enquanto está no Brasil. A nossa intenção é levar cada vez mais o nome dos profissionais brasileiros para fora”, comemora.

Estratégia de marketing e eventos internacionais

Na contramão de muitas estratégias que visam ganhar mercado através da experiência de famosos e influenciadores, a marca apostou em marketing orgânico. A divulgação espontânea fluiu de forma tão potente que levou a marca a eventos internacionais.

“Em vez de investir em digitais influencers, eu faço a pessoa comum que está comprando se surpreender com aquilo que ela está recebendo, viver a experiência dela, porque todas as pessoas influenciam e têm um círculo social”, relembra a CEO.

“Pela performance dos produtos em si, a gente foi convidado a estar no New York Fashion Week, Paris Fashion Week, vários outros eventos internacionais. Vendemos para todos os lugares do mundo”, conta.

Empresária revoluciona o mercado de maquiagem de luxo com marca brasileira

Helo Bertolini, CEO da Kohll Beauty, recebe honraria por contribuição à indústria da beleza. Imagem/Divulgação.

Honraria por contribuição à indústria da beleza

O Brasil passou a ocupar o terceiro maior mercado global de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, após ultrapassar o Japão, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China, de acordo com levantamento do provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International publicado em 2024 em relação ao ano anterior.

O resultado do levantamento retrata as tendências de consumo global e aponta o crescimento do mercado da beleza no Brasil pós-pandemia. Junto com o comércio, cresce também a indústria, impulsionada tanto pelas pequenas quanto pelas grandes marcas. 

O setor recebeu reconhecimento com honraria no Senado Federal, no último dia 14 de agosto de 2025, em um evento que reuniu 83 nomes de peso do setor, incluindo empresários, fundadores de marcas e profissionais renomados.

Reconhecida nacional e internacionalmente como símbolo de luxo e performance no segmento, Helo Bertolini foi uma das homenageadas com uma das mais altas honrarias por seu destaque e contribuição à indústria da beleza.

“Receber essa homenagem no Senado Federal é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha trajetória. É o reconhecimento não apenas do meu trabalho, mas de toda a equipe da Kohll Beauty, que acredita na nossa visão de transformar o mercado de maquiagem de luxo no Brasil. Estar ao lado de tantos nomes importantes da indústria da beleza me enche de orgulho e reforça a responsabilidade de continuar inovando e levando a beleza brasileira para o mundo”, afirmou Helo Bertolini na ocasião.

A cerimônia foi organizada pelo Dr. Alexandre Vieira, presidente do CNPB (Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza), em parceria com o senador Izalci Lucas Ferreira.