O conglomerado de mídia JKN Global Group, proprietário do concurso Miss Universo, anunciou a venda de 50% de suas ações do concurso de beleza, por US$ 16 milhões (R$ 79 milhões), para uma empresa sediada no México – a Legacy Holding.

A parceria entre os dois grupos, divulgada na terça-feira (23) em comunicado à Bolsa de Bangcoc, “reforçará a dimensão internacional da marca e criará novas oportunidades de produtos e marketing”, afirmaram em conjunto. A transação é avaliada em US$ 16 milhões, conforme detalhou a JKN.

O concurso Miss Universo, que por muito tempo foi criticado por promover ideias antiquadas de feminilidade, é realizado desde 1952. A próxima edição ocorrerá no final deste ano, no México.

A nicaraguense Sheynnis Palacios foi a vencedora da última edição.

Ela foi a primeira candidata da América Central a conquistar o título, e a celebração de sua vitória desencadeou os maiores protestos na Nicarágua desde as manifestações de 2018, que estremeceram o governo.

O grupo tailandês, liderado pela empresária Anne Jakapong Jakrajutatip, havia comprado o famoso concurso de beleza – que anteriormente pertencia a Donald Trump – em outubro de 2022, pelo montante de US$ 20 milhões (R$ 3,8 bilhões).

No entanto, a empresa entrou com pedido de falência nos tribunais tailandeses, em novembro passado, após deixar de cumprir um pagamento de obrigações estimado em US$ 12 milhões (R$ 59,6 milhões).

bur-ah/eb/acc/zm/ms/aa