A ação visa esclarecer os usuários sobre o decreto municipal 46.181, de 2 de julho, que determina as normas para a utilização dos equipamentos na cidade.
“O objetivo da ação é conscientização do usuário para que ele possa usar o patinete com segurança. Segurança própria e segurança para os outros, como pedestres e motoristas. A ideia é mostrar ao usuários de que eles devem usar o equipamento com segurança. Trouxemos essas informações de uma forma lúdica para que todos possam absorver o conhecimento”, ressalta Fernanda Laranja, gerente de relações institucionais e governamentais na Grow.
Amanda Rafaela Rodrigues ainda não tinha andado de patinete elétrico. Segundo a professora, que mora em Goiânia, a ação é importante para informar qual a forma correta de utilização.
“Nunca tive a oportunidade de testar o patinete. A aulinha serviu para aprender questões de equilíbrio e noções básicas de uso. Agora que vi que é bem fácil, espero conseguir usá-los na minha cidade”, conta.
A dentista Fernanda Belinha ressaltou a importância da atividade. “Vejo muita gente andando na calçada, em dupla ou carregando objetos. Achei bem interessante e vejo como válida a conscientização”.
Na ação, a Grow questiona os usuários sobre quais regras eles consideram ser verdadeiras em um painel, onde estão as regras citadas no decreto municipal. De acordo com as respostas, os usuários são orientados sobre as normas corretas a seguirem e partem para um teste-drive, onde é possível andar no patinete.
“O patinete chegou para melhorar a questão da mobilidade no Rio de Janeiro, além de ser ecologicamente mais correto que um carro. A única coisa que ainda me deixa na dúvida é a questão do capacete, se é ou não obrigatório. Aqui, pude ver o uso é recomendado”, concluiu o publicitário Felipe Leanza.