ROMA, 20 AGO (ANSA) – A empresa francesa Total anunciou a retirada dos projetos de investimento para o desenvolvimento de um grande campo de gás natural no Irã, informou o ministro iraniano do Petróleo, Bijam Namdar Zanghaneh, nesta segunda-feira (20).   

A decisão foi tomada após os Estados Unidos ameaçarem com sanções todos aqueles que aceitarem fazer acordo com o Teerã. “A Total encerrou oficialmente o acordo para o desenvolvimento da fase 11 [do campo de gás] da South Pars. Há mais de dois meses havia anunciado o fim do contrato”, declarou o ministro, na TV estatal.   

Este era o único grande projeto no campo de energia de uma empresa europeia após o acordo assinado em 2015 sobre o programa atômico da República Islâmica. O acordo com a Total era avaliado em cerca de US$5 bilhões e teria duração prevista de 20 anos. Em seu pronunciamento, Zanganeh acrescentou que há contatos em andamento para encontrar outra empresa para ocupar o lugar da gigante do petróleo francesa.   

As sanções dos Estados Unidos contra o Irã começaram a valer em agosto, após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a saída do acordo nuclear com o Teerã. “Qualquer pessoa que faça negócios com o Irã não fará negócios com os Estados Unidos”, disse Trump, na ocasião. (ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias