Nos últimos meses, a Play9, estúdio de conteúdo especializado na criação e desenvolvimento de formatos e projetos digitais e audiovisuais, que tem como sócios Felipe Neto, João Pedro Paes Leme e Marcus Vinícius Freire, impulsionou seu posicionamento acerca de pautas sobre representatividade, buscando assim, alavancar iniciativas para trazer maior protagonismo a criadores diversos, além de unir esforços para uma equipe mais representativa.
Nesse contexto, a grande novidade que está completamente alinhada aos propósitos da Play9 é a criação de um hub de diversidade, o Nós. A iniciativa permite a discussão e inclusão de temas relevantes aos conteúdos criados pela empresa, como é o caso do projeto Conversas Que Importam, em parceria com o Google e o YouTube Brasil, que tem o objetivo de fomentar diálogos sobre diversidade. Criadores como Felipe Neto, Gabi Oliveira, Ana Paula Xongani, o líder indígena Ailton Krenak e a advogada Gabriela Prioli já participaram dos debates.
Para liderar o hub de diversidade, a empresa contou com a chegada de Eduarda Vieira (Duda), ex-diretora do canal da Salon Line Brasil.
“A criação do hub de diversidade vem por uma urgência da gente se ver. A gente precisa se ver e que os outros nos vejam em outros lugares, em outras posições, porque enquanto formos somente manchete do jornal como assaltantes ou apenas uma estatística, nunca seremos vistos num lugar de potência. O hub tem a missão de se unir a criadores que mostrem que a gente ocupa todos os lugares, e isso para qualquer minoria. Pode sim, ter uma mulher trans falando sobre maquiagem ou um homem negro falando sobre estilo. Somos múltiplos assim como qualquer ser humano, mas talvez não tenhamos tido uma oportunidade de mostrar e trabalhar nossas potências”, ressalta Duda, coordenadora do Nós..
Esse movimento da Play9 vem para amplificar essas narrativas autênticas e para fomentar projetos que busquem isso. Além de ser um movimento interno da empresa, buscando o protagonismo em todas as frentes, com uma equipe diversa, com roteiristas convidados ou por meio da contratação de novos profissionais através de um olhar mais cuidadoso na hora do recrutamento. A gente quer formar pessoas, fazer a diferença e isso só é possível contando histórias que inspiram e trazendo assuntos urgentes através do afeto, de uma fala empática e uma escuta ativa”, completa Duda.
Além disso, a Play9 firmou parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização criada e dirigida pela publicitária Luana Génot. Todo mês, a empresa participará de ações internas, como o ABC da Raça, treinamento que apresenta termos e conceitos da pauta, além de ensinar pessoas e empresas a se posicionarem e agirem de forma mais concreta em prol da igualdade racial.
“Queremos ser parte de um movimento. Há várias empresas, em muitos segmentos, que lideram a disseminação de temas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante. Se pudermos ajudar a gerar a compreensão da importância desse protagonismo, já será um grande avanço. Queremos envolver marcas, agências e parceiros nessa jornada. Afinal, nenhuma empresa faz a diferença, hoje em dia, sem propósitos realmente sólidos. E temos visto muita gente disposta a se conscientizar dentro de corporações importantes. Queremos somar nesse ambiente de atitudes transformadoras”, ressalta João Pedro Paes Leme, sócio co-fundador, gestor criativo da Play9 e idealizador do Hub de diversidade.
João Pedro e Duda participaram inclusive de um painel no YouPix Summit, maior evento de influência do país, na última sexta-feira (5), ao lado de Lígia Lima, do YouTube. O encontro “Racial Justice – Plataformas e Criadores em ação” abordou as indicativas das empresas por ambientes mais diversos.
A criação do hub é a consolidação de um movimento que a empresa vem fazendo e que já é percebido pelo mercado. Atualmente, a Play9 está com vagas abertas em processos seletivos exclusivos para roteiristas e editores negros, numa iniciativa que visa promover um ambiente com mais representatividade e inclusão. Em agosto, a empresa reformulou o Canal IN (antigo canal Irmãos Neto), maior canal infanto-juvenil do país, com a chegada de criadores negros, como Gabi Oliveira (do canal de Pretas), que além de youtuber, também ingressou como coordenadora de conteúdo do canal, com total liberdade na gestão do conteúdo.
A empresa também firmou parceria com Jonathan Azevedo e será responsável por uma reformulação das redes sociais do artista, com criação de estratégias, produção e edição de novos conteúdos. Em suas redes, Jonathan é conhecido por dar vida a personagens engraçados, sempre atrelados a debates sociais, como o sucesso “Kraudinha”, uma empregada doméstica que promove discussões sobre temas atuais em vídeos divertidos. Outros dois criadores com grande relevância no meio em que atuam estão previstos para integrar o time da Play9 ainda esse ano.